A Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto acolhe, de 15 de janeiro a 5 de abril, a exposição “Galeria X”, da autoria da arquiteta e ilustradora Ana Aragão.

Uma viagem ao imaginário artístico da antiga estudante da Faculdade de Arquitectura da U.Porto (FAUP), hoje “convertida” à ilustração, é a proposta desta mostra que convida o visitante a refletir sobre a ideia de coleção através de uma sucessão de três galerias distintas.

Inicia-se a visita com a Galeria Possível, onde constam algumas obras que, apesar das diferentes origens, têm em comum o facto de serem obras que conectam “alguns dos mais importantes e irrecuperáveis momentos” de mudança na vida da arquiteta.

De seguida, passa-se para a Galeria em Construção, composta por documentos pessoais da autora. Neste espólio incluem-se cadernos retirados das suas gavetas e que “revelam períodos de empolgada hesitação, algumas ideias esquecidas e epifanias adiadas”.

Por fim, chega-se à Galeria Ideal. Aqui, encontra-se os grandes mestres e questiona-se “a relação genealógica e operativa das arquiteturas de papel“. Numa reinterpretação de uma das galerias de Giovanni Paolo Pannini, Ana Aragão interpela o visitante “a, mentalmente, interagir com o espaço ilustrado e virtual, através de um subentendido jogo de descoberta com mais de 50 entradas”.

Com entrada livre, a exposição Galeria X pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 18h00, e aos sábados, das 14h00 às 18h00.

Mais informações através do e-mail [email protected].