A arquiteta e artista plástica Ana Aragão vai protagonizar, no próximo dia 23 de fevereiro, uma aula aberta intitulada ‘Interstícios urbanos e estruturas ficcionais’, na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP).

Neste regresso à escola onde se formou em Arquitetura, Ana Aragão vai liderar uma viagem em volta dos seus projetos sobre cidades e arquiteturas imaginárias, bem como dos seus processos de trabalho, memórias, histórias e outras temáticas relacionadas com os seus projetos artísticos e a investigação que realiza em torno da representação do espaço urbano e arquitetura.

A sessão, inserida no âmbito da unidade curricular de Comunicação de Projeto de Arquitetura ( CAAD II), tem início às 15h00, na Biblioteca da FAUP, e é aberta ao público em geral.

Sobre Ana Aragão

Ana Aragão (Porto, 1984) formou-se em Arquitetura na FAUP, em 2009. Com atelier no Porto desde 2012, dedica-se exclusivamente ao desenho, explorando o tema imaginários urbanos e “arquiteturas de papel”.

Entre os seus trabalhos mais reconhecidos salienta-se a participação nas edições 2014 e 2016 da Bienal de Veneza, para além de colaborações com a ARTWORKS, as Tapeçarias Ferreira de Sá, a Porto Barros, a Jofebar, a Schmidt Light Metal, a Vista Alegre, Casa da Memória de Guimarães, entre outras. Em 2014, foi selecionada pela prestigiada revista Luerzer’s Archive como uma das “200 Best Illustrators Worldwide”.

Das várias exposições individuais que assinou em Portugal e em Macau, destaca-se, por exemplo, a mostra retrospetiva (Galeria X) que esteve patente em 2020, na Casa Comum da U.Porto. Mais recentemente, teve o seu trabalho em exibição no Museu do Oriente, no âmbito da exposição “No Plan for Japan”.

A obra de Ana Aragão está representada nas coleções do Centro Cultural de Belém, Fundação Oriente Macau e Fundação do Oriente Portugal.