Amélia Polónia, Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), recebeu, no passado dia 10 de fevereiro, na cidade francesa de Vannes, o título de Doutora Honoris Causa pela Université Bretagne Sud (UBS).

À semelhança do que acontece em Portugal, o título de Doutor Honoris Causa é uma das mais prestigiadas distinções atribuídas pelas universidades francesas. Neste caso, porém, tem a particularidade de ser atribuído somente a “personalidades de nacionalidade estrangeira” que se distingam pelos “serviços eminentes prestados à ciência, letras ou às artes, à França ou à Universidade”.

Com quase 40 anos de ligação – 35 dos quais como docente – à FLUP, Amélia Polónia (ver perfil abaixo) vê assim reconhecido internacionalmente um percurso de excelência ao nível da docência e investigação na área da História Moderna. Especialista em História da Expansão Ultramarina Portuguesa e História da Colonização Europeia, é amplamente reconhecida pelos seus trabalhos nos domínios dos Estudos Coloniais, História Portuária ou dos Estudos de Género.

A cerimónia de atribuição do Doutoramento Honoris Causa decorreu na Faculdade de Direito, Ciências Económicas e Gestão da UBS, e contou com a presença da diretora da FLUP, Fernanda Ribeiro.

A atribuição do Doutoramento Honoris Causa a Amélia Polónia – à dir. na foto, ao lado da diretora da FLUP – coincidiu com a entrega de diplomas aos novos doutores da UBS. (Foto: UBS)

Sobre Amélia Polónia

Licenciada (1984) e mestre em História (1990) e doutorada em História Moderna (2000) pela Faculdade de Letras da U.Porto, Amélia Polónia (1962, Porto) é professora Associada com agregação no Departamento de História, Estudos Políticos e Internacionais da FLUP, onde dirige também o Mestrado em Estudos Africanos. Foi ainda professora convidada em universidades da Argentina, Brasil, Estados Unidos, França. Índia, Israel, Japão, Holanda, Hungria, Macau, ou Namíbia.

Em paralelo com a docência, possui um vasto currículo científico, no qual se inclui a publicação de dezenas de artigos, livros e capítulos de livros, a orientação de dezenas de teses de doutoramento ou a liderança de inúmeros projetos internacionais. Parte desse trajeto foi construído no Centro de Investigação Trandisciplinar  «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM), onde desempenha atualmente o cargo de coordenadora científica.

É ainda Vice-Presidente da International Maritime History Economic Association (IMEHA) e membro da Sociedade Portuguesa de Estudos de História de Construção, além de pertencer ao conselho editorial de revistas de especialidade.