O que acontece quando se junta dois dos maiores génios da arquitetura contemporânea para falarem sobre a obra um do outro? A resposta vai poder ser conhecida esta sexta-feira e sábado, dias 10 e 11 de janeiro, durante os ‘Diálogos Cruzados’ protagonizados por Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura, a convite da Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura e do Museu de Arte Contemporânea de Serralves/Fundação de Serralves.

Tendo como ponto de partida as duas exposições retrospectivas dedicadas aos dois Pritzker portugueses – In/disciplina e Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras, atualmente patentes em Serralves e na Casa da Arquitetctura, estes “Diálogos” propõem então um “Olhar cruzado sobre a obra dos também professores da Faculdade de Arquitetura da Universidade Porto (FAUP). Na prática, “é em torno dos desenhos, fotografias, documentos, cadernos de esquissos e, sobretudo, projectos mostrados em ambas que se realizará o debate entre os prestigiados arquitetos portuenses”, anunciam as duas instituições, em comunicado.

Na primeira sessão, agendada para esta sexta-feira (10 de janeiro), às 19h00, no Auditório de Serralves, Eduardo Souto de Moura vai falar falará sobre o trabalho de Siza em conversa com o arquiteto e historiador Kenneth Frampton. A sessão será moderada por Nuno Grande e Carles Munro

Já no sábado (11 de janeiro), a partir das 16h00, caberá a Álvaro Siza subir ao “palco” da Casa da Arquitectura para discutir a obra de Souto de Moura na companhia do historiador e crítico da arquitectura Francesco dal Co. A moderação da conversa caberá a Nuno Graça Moura e a Carlos Machado.

Bilhetes e horários

Os bilhetes para cada sessão custam 3 euros e pode ser adquirido nos sites e bilheteiras de Serralves e da Casa da Arquitectura. Estudantes e séniores (65 anos e mais) podem usufruir de um desconto de 50%, mediante a apresentação de um documento de identificação ou cartão de estudante.

Recorde-se que as exposições In/disciplina e Souto de Moura – Memória, Projectos, Obras, podem ser visitadas, respetivamente, aaté 2 de fevereiro, em Serralves, e até 6 de setembro, na Casa da Arquitectura.

Mais informações em casadaarquitectura.pt e www.serralves.pt.