Gean Frank Faustino da Silva, antigo estudante do Programa Doutoral em Engenharia de Minas e Geo-recursos da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), foi o grande vencedor do Prémio AP3E de Engenharia dos Explosivos 2021, com a sua tese de doutoramento.

O prémio atribuído pela Associação Portuguesa de Estudos e Engenharia de Explosivos (AP3E) pretende incentivar e promover a divulgação de trabalhos académicos na área da Engenharia dos Explosivos realizados por estudantes do Ensino Superior em Portugal e na comunidade dos países de língua portuguesa, em que se reconheça ter havido uma contribuição significativa para esta área da engenharia.

“A investigação exaustiva materializou-se numa ferramenta inovadora. Graças à FEUP, aos meus orientadores e a empresas parceiras de Portugal e da Finlândia, entregámos um protótipo ímpar para sociedade internacional, sendo já objeto de produção em escala e utilizado por empresas em quatro continentes. Foi com muita honra, satisfação e imensa felicidade que recebi o prémio”, avança o alumnus da FEUP.

“Desenvolvimento de um desviómetro para avaliação geométrica de furos e sua aplicação na mineração” é o tema do projeto vencedor, que conquistou ainda o valor monetário de 750 euros.

Integrada no estudo das principais causas de projeções descontroladas de rochas, vibrações e problemas de fragmentação, a investigação do alumnus da FEUP retrata os processos desenvolvidos em torno da criação da ferramenta “Desviómetro”.

O equipamento mede desvios de furos em desmontes de rochas, minerações e obras civis em geral, identificando as suas reais inclinações e direções numa escala de 360° através de sensores com magnetómetro, giroscópio e acelerómetro.

José Soeiro Carvalho, Professor no Departamento de Engenharia de Minas da FEUP e orientador da tese de doutoramento do antigo estudante, esclarece ainda que esta investigação é “bastante particular, por corresponder a um processo extenso de desenvolvimento que resultou na criação de um protótipo com utilidade prática para a indústria extrativa”.

Gean Frank Faustino da Silva é especialista em Recursos Minerais na Agência Nacional de Mineração, Gerência Regional no Estado de Tocantins/Brasil, desde 2010. Graduado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Pernambuco (2009) e pós-graduando em Engenharia de Barragens e Geotecnia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

É membro desde 2017 da equipa de investigação I&D do Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA). Tem experiência na área de Engenharia de Minas, com ênfase em perfuração de rochas, lavra e beneficiamento de minérios, economia mineral, instrumentação e monitoramento de barragens de terra para contenção de rejeitos do tratamento de minérios, legislação mineral brasileira e água mineral.