António Rui Barbosa concluiu o Mestrado Integrado em Medicina em 2008 e, no ano seguinte, a especialização em Medicina Desportiva. (Foto: INEM)

António Rui Barbosa, antigo estudante da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), é, desde o início do mês de julho, o novo responsável pela Delegação Regional do Norte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), sucedendo no cargo a Ricardo Pacheco Duarte.

O médico de 37 anos completou a sua formação académica na FMUP, instituição onde concluiu o Mestrado Integrado em Medicina em 2008 e, no ano seguinte, a especialização em Medicina Desportiva. Atualmente, é médico assistente na carreira especial médica do INEM, organismo com o qual colabora há vários anos e onde já desempenhou diversas funções.

Ao serviço do INEM, o alumnus da FMUP integrou diversos dispositivos de apoio médico durante este ano, como a missão em Moçambique, o Rally de Portugal e a Liga das Nações da UEFA, entre outros. Integra com regularidade os dispositivos do INEM de apoio à saúde de altas individualidades, bem como de outros eventos motorizados e aquáticos a nível internacional. É, ainda, formador de vários cursos na área da Emergência Médica.

De acordo com o INEM, as delegações regionais asseguram a “gestão operacional, na respetiva área geográfica, dos processos relativos ao atendimento e assistência a doentes urgentes/emergentes, bem como à operacionalidade dos meios humanos, financeiros e materiais que lhe estão afetos, competindo-lhes, em articulação com as restantes unidades orgânicas”.