Roberto Vaz, antigo estudante e bolseiro do Programa Doutoral em Media Digitais da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi o grande vencedor da edição deste ano do Prémio de Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe, entregue pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR). Simultaneamente, foi reconhecido com uma menção honrosa do Prémio de Transformação Digital, atribuído pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação.

Em ambos os casos, os prémios remetem para o trabalho final de doutoramento de Roberto Vaz relacionado com a falta de acessibilidade nas visitas a museus para pessoas com deficiência visual – cegueira ou baixa visão. A investigação aborda o uso de tecnologias assistivas e interativas em museus, contribuindo para a melhoria do acesso intelectual, sensorial e físico (mobilidade e orientação) durante a visita.

O objetivo do investigador passou pela criação de soluções que recorrem ao digital para promover a inclusão em ambientes que tendem a ser altamente visuais, como é o caso de museus e outros espaços de exposição. “A utilização destas novas tecnologias introduz perspetivas relevantes para o setor, o que pode levar à evolução positiva de experiências de visita até para o público em geral”, esclarece.

Com o intuito de potenciar uma sociedade mais inclusiva e participativa na cultura através de tecnologias de informação e comunicação, Roberto Vaz criou a solução tecnológica “I AM Visiting: Interactive, Accessible and Multisensory Museum Visits”, que foi já implementada e testada no Museu da Farmácia do Porto, no âmbito da exposição “Mistérios da Arte de Curar: Uma experiência multissensorial por 5000 anos de história”.

Esta dinâmica permite criar oportunidades de visitas espontâneas que garantem o acesso intelectual e experiências sensoriais em qualquer momento, contrariamente às habituais visitas organizadas com agendamento prévio em contexto de associações ou escolas para este público-alvo.

Recentemente, o alumnus da Faculdade de Engenharia aceitou o convite da Casa Comum da Universidade do Porto para o desenvolvimento da exposição acessível e interativa “José Rodrigues, o Guardador do Sol”, juntamente com os seus orientadores do Programa Doutoral: Diamantino Freitas e António Coelho, professores da FEUP. Uma experiência de entrada gratuita para tatear, ouvir e ver até 30 de dezembro de 2021, nas galerias da Casa Comum.

Sobre os prémios

O Prémio de Inovação Tecnológica Engenheiro Jaime Filipe é uma iniciativa do Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P., que visa distinguir trabalhos que se destaquem pela sua inovação tecnológica e que contribuam ao mesmo tempo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Já a 1.ª edição do Prémio de Transformação Digital foi promovida pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI), por ocasião dos seus 20 anos de existência, e pela ORACLE.

Tem como objetivo reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção e implementação das tecnologias de informação e comunicação (TIC), com vista a uma sociedade mais digital, sustentada por instituições públicas e privadas, mais eficiente e mais próxima do cidadão.