Cláudio Lopes, antigo estudante do Programa Doutoral em Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e especialista internacional em materiais compósitos, acaba de conquistar uma bolsa de financiamento de cerca de 4 milhões de euros, atribuída pelo Luxembourg National Research Fund (FNR), para investigação científica na área de materiais compósitos ultraligeiros.

Tendo integrado o Instituto de Ciência e Tecnologia do Luxemburgo (LIST) apenas no início deste ano como líder de unidade de investigação, o investigador candidatou-se ao financiamento inserido no programa PEARL com o objetivo de desenvolver “um programa de investigação robusto em torno da próxima geração de materiais compósitos”. O objetivo passa por “colocar o LIST no mapa dos centros internacionais de desenvolvimento destes materiais”.

O programa PEARL, financiado pelo FNR, pretende atrair investigadores estrangeiros conceituados para o Luxemburgo, impulsionando a investigação em áreas consideradas estratégicas e prioritárias para o desenvolvimento tecnológico do país.

Os candidatos a este programa deverão ser líderes na sua área de investigação com um excelente percurso profissional, assim como ter a capacidade de construir e manter um grupo de pesquisa inovador, criativo e eficaz.

Para Cláudio Lopes, a conquista deste financiamento é algo de “grande prestígio”. “Esta atribuição vem, sem dúvida, promover uma carreira na investigação aplicada à área dos materiais compósitos estruturais e espero que me ajude a estabelecer, assim como ao próprio LIST, uma posição de liderança no desenvolvimento de compósitos ultraligeiros”, projeta o alumnus da FEUP.

A sustentabilidade dos materiais compósitos

O interesse de Cláudio Lopes pela investigação de materiais compósitos está diretamente ligado à sua aplicação sustentável em alguns setores da indústria e ao impacto direto no nosso dia a dia.

“Por um lado, materiais leves são sinónimo de menor pegada ecológica porque se usam menos recursos na sua produção. Por outro lado, a aplicação destes materiais no setor dos transportes conduz a menores consumos de energia e, consequentemente, a menores emissões. O aligeiramento de veículos dos mais variados meios de transporte é hoje em dia uma prioridade na construção de um futuro mais sustentável e um dos grandes objetivos da engenharia moderna.”, conclui o investigador.

Para que a sua investigação possa ter a dimensão e impacto desejados, o próximo passo a dar é “o estabelecimento de uma equipa de investigação que rondará os 15 investigadores, entre investigadores experientes, pós-doutorais e estudantes de doutoramento”.

“A articulação do programa com parceiros académicos, a Universidade do Luxemburgo, e com o tecido industrial é também de grande importância, dada a sua implementação num centro de investigação, onde a colaboração com a indústria, a transferência de tecnologia e a valorização dos resultados de investigação são prioritários.”, explica o investigador português.

Esta é uma premissa que acompanha Cláudio Lopes desde os tempos de estudante de doutoramento na FEUP, em cotutela com a Universidade de Delft, na Holanda: “Foram anos absolutamente determinantes para a minha aposta na área dos materiais compósitos e para o caminho que tracei logo a seguir”, remata o investigador.