Qual a fiabilidade do sistema elétrico europeu a longo prazo? E de que forma é que as alterações climáticas que se têm vindo a sentir poderão impactar um sistema de energia ao qual todo o mundo recorre? São estas as perguntas que impulsionaram Fabian Heymann, antigo estudante do Programa Doutoral em Sistemas Sustentáveis de Energia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a aprofundar a modelação dos efeitos das alterações climáticas aplicada a grandes estudos de adequação do sistema elétrico a nível europeu.

O artigo, publicado juntamente com mais dois colegas das universidades de Utrecht, na Holanda, e Mines ParisTech, em França, mereceu a atribuição do prestigiado EEX Excellence Award 2020, um prémio destinado a investigações de excelência sobre os atuais desafios políticos, regulamentares, técnicos e económicos no domínio da energia.

“O equilíbrio entre a procura e a oferta dos sistemas elétricos atuais” serviu de premissa para a elaboração do estudo, uma vez que “está fundamentalmente ligado às condições climáticas”, como avança Fabian Heymann. Partiu-se, inicialmente, de dois fatores preponderantes de adequação do sistema elétrico: o impacto das variações de temperatura na procura de eletricidade e das alterações dos fluxos de água na produção hidroelétrica.

“Um sistema elétrico adequado aos recursos – um sistema em que a oferta de eletricidade cobre a procura – é sensível à capacidade de produção, aos padrões de procura e à estrutura e capacidade da rede. Prevê-se que as alterações climáticas afetem cada uma destas componentes”, explica o investigador.

Os investigadores utilizaram uma abordagem de pós-processamento, recorrendo a dados já criados sobre o impacto das alterações climáticas na Europa e projetaram estes efeitos na procura de eletricidade e na geração de energia hidroelétrica.

Aposta na interdisciplinaridade

Atualmente especialista no Swiss Federal Office of Energy, na Suíça, Fabian Heymann, na altura de implementação do projeto, assumia o cargo de conselheiro na ENTSO-E, Rede Europeia de Gestores de Redes de Transporte de Eletricidade. Esta plataforma, com sede em Bruxelas, representa vários operadores de redes de transporte de eletricidade em países da Europa e realiza simulações e estudos periódicos sobre o risco de insuficiência de abastecimento de eletricidade na Europa durante os próximos 10 anos.

O alumnus da FEUP adianta ainda que o estudo, que arrecadou 1000 euros pelo EEX Excellence Award 2020, despoletou a criação de um grupo de trabalho multidisciplinar na ENTSO-E. ESte terá como missão refinar ainda mais a metodologia desenvolvida e colocá-la em prática em toda a Europa.

“Para a realização deste projeto, beneficiámos da integração de vários domínios de conhecimento sobre engenharia energética, geografia e ciências climáticas. O prémio é uma confirmação da necessidade urgente de estudos interdisciplinares sobre sistemas energéticos”, conclui Fabian Heymann.

A cerimónia de atribuição do EEX Excellence Award 2020 decorreu em formato online. (Foto: DR)