Reduzir a vulnerabilidade sísmica foi o grande propósito do estudo levado a cabo por Paulo Miranda, antigo estudante do Programa Doutoral em Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e que lhe valeu uma Menção Honrosa na área de estruturas, atribuída pelo Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON) no recente 63º Congresso Brasileiro do Concreto.

“Apesar de o Brasil ser considerado um país com estabilidade sísmica, conta com poucos investimentos e investigadores ligados ao estudo sísmico. As características construtivas das edificações brasileiras apontam para a necessidade de estudos mais profundos que visem a redução da vulnerabilidade sísmica, mesmo em situações de sismos moderados”, refere Paulo Miranda, que é atualmente investigador externo do Instituto de I&D em Estruturas e Construção (CONSTRUCT) da FEUP.

Para avaliar a influência das ações sísmicas nas edificações brasileiras em betão armado, foram realizadas diversas análises em estruturas modelo que representam o parque edificado de Fortaleza, capital do estado do Ceará e a cidade com maior risco sísmico no Brasil.

“Ao todo, foram analisados 120 bairros da cidade, considerando características particulares das edificações como número de pavimentos, período em que foram projetadas e características das estruturas. Os valores encontrados expõem a dúvida quanto ao comportamento sísmico das estruturas em betão dos edifícios residenciais de Fortaleza, principalmente os mais baixos”, elucida.

A investigação foi orientada por Humberto Varum e coorientada por Nelson Vila Pouca, Professor Catedrático e Professor Auxiliar, respetivamente, do Departamento de Engenharia Civil da FEUP.

Sobre Paulo Miranda

Licenciado e mestre em Engenharia Civil, com especialização em Estruturas, pela Universidade Federal do Ceará, Brasil, Paulo Miranda  é ainda professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, em Juazeiro do Norte.

O seu enfoque de investigação passa essencialmente pela área da Engenharia Estrutural e Sísmica, com ênfase para as temáticas relacionadas com estruturas de betão.