Rui Manuel Leite, antigo estudante da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), é um dos dois vencedores da edição 2019 do Prémio António Simões Lopes, o galardão atribuído anualmente pela Ordem dos Economistas ao autor da melhor tese de Doutoramento na área de Ciências Económicas e Empresariais, apresentada em universidades portuguesas.

IntituladoEssays on Dynamic Macroeconomics and Risk Attitudes, o trabalho premiado foi orientado pelo docente Mustafa Alper Çenezis e propõe três ensaios no domínio da Macroeconomia. Neles, Rui Leite aborda temas como a volatilidade das taxas de desemprego dos trabalhadores qualificados e não qualificados, ou a a relação entre a aversão ao risco e as expectativas que os indivíduos formam sobre a economia e sobre o seu próprio estado de saúde.

Questionado sobre a importância do prémio, o alumnus da FEP reconhece que esta conquista oferece “uma visibilidade fora do contexto académico que seria mais difícil de alcançar de outra forma”. Por outro lado, “prémios desta natureza ajudam a divulgar e realçar a qualidade da investigação que se realiza na FEP“, destaca Rui Leite.

Um percurso “made in” FEP

Natural do Porto, Rui Leite, 38 anos, realizou todo o seu percurso académico na Faculdade de Economia da U.Porto, pela qual se licenciou (2005), e onde completou o mestrado (2008) e o doutoramento (2018).

Em declarações ao Notícias U.Porto, o economista assume que “a qualidade do ensino proporcionado pela FEP na licenciatura foi importante para me fornecer uma base de conhecimento bastante sólida e muito útil nos níveis seguintes”. Da passagem pela faculdade, Rui Leite destaca ainda “a oportunidade de trabalhar [durante o mestrado] com o professor Nuno Sousa Pereira”. Foi, de resto, com este que teve “o primeiro contacto com a investigação científica”, o que se revelaria “determinante” para a continuação dos estudos.

No percurso profissional de Rui Leite incluem-se ainda passagens pelo Ministério das Finanças e pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS). Atualmente, está ligado ao Conselho de Finanças Públicas (CFP), cargo que desempenha em paralelo com o de investigador no South African Panel Study of Small Business and Health, ao qual está ligado desde 2009.

O Prémio António Simões Lopes 2019 foi entregue durante a 15.ª Conferência da Ordem dos Economistas. Para além de Rui Leite, foi também distinguido um estudante do ISEG.