O estúdio SUMMARY, liderado pelo arquiteto e antigo estudante da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), Samuel Gonçalves, venceu o prémio de “Emerging Architect of the Year” atribuído no âmbito dos Dezeen Awards 2020, promovidos por uma das revistas de design e arquitetura mais aclamadas do mundo, sediada no Reino Unido. A empresa graduada da UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto distinguiu-se de entre milhares de candidaturas de 85 países diferentes.

A seleção dos finalistas partiu de um painel de especialistas onde se incluem personalidades como Paola Antonelli (curadora no MoMA, Nova Iorque) ou Sir Norman Foster (prémio Pritzker). Antes da seleção final, os prémios contaram com uma votação pública que arrecadou mais de 62 mil participações.

Esta é a segunda vez que o trabalho do atelier portuense é reconhecido internacionalmente neste ano.  Em setembro, o estúdio de arquitetura venceu o prémio AZ Award, com um edifício modular construído em Vale de Cambra. O galardão, atribuído em Toronto, destacou o projeto como o melhor edifício de habitação coletiva, pela “clareza demonstrada desde a ideia até à forma construída” e pela “pureza no uso dos materiais”, conforme refere Omar Gandhi, um dos elementos do júri deste prémio.

Criado em 2015 por Samuel Gonçalves, o estúdio SUMMARY opera nos domínios da arquitetura e do urbanismo, onde se incluem projetos como a instalação que levaram à Bienal de Arquitetura de Veneza em 2016 e o protótipo modular Gomos#1. Em 2018, o alumnus da FAUP foi também um dos vencedores do concurso internacional “Europe 40 under 40”, integrando assim a lista dos 40 arquitetos e designers emergentes mais promissores da Europa.

Atualmente o atelier tem em curso vários projetos, entre os quais se incluem edifícios de habitação coletiva pré-fabricados, um centro social ou a recuperação do Monte da Sra. da Mó, em Arouca, fustigado por um incêndio florestal de grandes dimensões em agosto de 2016.