O Sastudio, estúdio de arquitetura incubado na UPTEC — Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e fundado por Tiago Sá, antigo estudante da Faculdade de Arquitetura da U.Porto (FAUP), venceu o primeiro prémio do WAF – World Architecture Festival 2022, na categoria “Projetos Futuros- Cívicos”. O projeto para um centro comunitário na Islândia valeu à startup portuense a distinção máxima entre mais de 700 finalistas àquele que é um dos mais prestigiados prémios internacionais de arquitetura.

O Leidarhofdi Community Center, a implementar na cidade islandesa de Höfn, pretende ser um novo polo social para a comunidade local e visitantes. O projeto agora premiado, desenvolvido em colaboração com os estúdios locais Hjark e Landmotun, nasce da paisagem e define um novo parque sobre a orla costeira, promovendo novas atividades quer no interior, quer no exterior.

A cobertura ajardinada prolonga a flora local e torna-se uma extensão do passeio pedonal que oferece um novo ponto de vista sobre a povoação e a natureza envolvente. O aterro existente será removido e a acumulação natural das águas criará um lago para os meses quentes e um ringue de patinagem nos mais frios.

O júri do WAF – World Architecture Festival – composto por Fernando Menis, fundador da Menis arq., Nicola Carnevali, associado no atelier RSHP, e Karen Forbes, Professora na Edinburgh University – mostrou-se particularmente impressionados com o “aspeto lúdico” do projeto, que “amplia a ligação entre os habitantes e visitantes deste local de grande beleza natural”. O projeto ficou, assim, entre os finalistas de “Future Project of the Year”, recebendo notas de apreciação de grandes nomes da arquitetura como Sir Peter Cook ou do arquiteto italiano Mario Cucinella.

“Com esta distinção, a adicionar ao bronze que ganhámos nos WAN Awards, esperamos sedimentar a nossa visão para este projeto, e reforçar a importância destes espaços públicos para as comunidades. Nós arriscámos ao desafiar o briefing e o planeamento existente para habitação privada, mas o Município também arriscou em escolher a nossa proposta, uma vez que não tinham verbas planeadas para uma infraestrutura pública”, destaca Tiago Sá.

O fundador do Sastudio e alumnus da FAUP adianta ainda que “estamos já a redesenhar o planeamento local e a trabalhar com as autoridades locais em estratégias para assegurar os fundos necessários para materializar este novo parque e centro comunitário”.

A atribuição dos prémios WAF 2022 decorreu entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, na FIL, em Lisboa. Com exceção do Lisbon Prize, a Sastudio foi o único atelier português galardoado entre os finalistas da edição deste ano do World Architecture Festival.