Jorge Braz, antigo estudante da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) e atual Selecionador Nacional de Futsal, foi eleito, pela terceira vez consecutiva, melhor selecionador do mundo da modalidade, ao vencer o FutsalPlanet Award 2020 na categoria Best National Team Coach in the World.

Num ano marcado pela pandemia de COVID-19, que obrigou à interrupção e cancelamento de várias competições, o alumnus da FADEUP somou um total de 534 pontos, deixando, a exemplo do ano anterior, o brasileiro Marquinhos Andrade no segundo lugar, com 511 pontos. O pódio de melhor do mundo ficou completo com o espanhol Fede Vidal, que amealhou 442 pontos atribuídos por um júri composto por especialistas em futsal.

Único português da história do futsal a vencer este galardão, Jorge Braz repete assim o troféu conquistado em 2019 e 2020, dois anos depois de ter conduzido a Seleção Nacional de Futsal à conquista do seu primeiro título de campeã europeia.

Nascido no Canadá há 48 anos, Jorge Braz é licenciado em Desporto e Educação Física (1996) e mestre em  Ciências do Desporto (2006) pela FADEUP. Um percurso que recordou numa recente entrevista para a rubrica ADN FADEUP.

Selecionador Nacional desde 2010, liderou a equipa lusa em dois campeonatos do mundo e quatro campeonatos europeus: O último, em 2018, culminou então conquista do título de Campeão da Europa de Futsal, o primeiro de sempre da seleção portuguesa. Nesse mesmo ano, viu o seu percurso reconhecido pela Universidade com o prémio de Mérito de Excelência atribuído durante a Gala do Desporto da U.Porto.

Os FutsalPlanet Awards, que elegem os melhores atletas, técnicos, árbitros e clubes de futsal, são atribuídos anualmente há 21 anos consecutivos e considerados os mais prestigiados prémios da modalidade.