Em tempos de combate à pandemia, todas as ajudas são bem-vindas. E é a elas que se vem juntar agora a “Posso ir?” , uma aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados, evitando que se criem concentrações de pessoas.

Lançada no âmbito do movimento tecnológico tech4COVID19, esta app teve na sua génese dois antigos estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP): Luís Certo e João Lobato, cofundadores da Lapa Studio, uma startup sediada no Porto.

“Quisemos desde logo contribuir com uma abordagem tecnológica, que pudesse minimizar o impacto da pandemia na vida das pessoas: percebemos que adquirir bens essenciais, evitando filas, era uma necessidade que a tecnologia poderia assistir”, explica Luís Certo.

Mas como funciona, afinal, a aplicação? Na verdade, trata-se de um “projeto colaborativo”, à semelhança do que acontece com outras aplicações móveis que dão contam do trânsito nas estradas, por exemplo. Ou seja, cabe aos próprios utilizadores – mas também às entidades parceiras da plataforma – comunicar à aplicação o movimento nos diferentes estabelecimentos. A partir desses dados é então gerada a informação – sob a forma de lista ou mapa – atualizada e em tempo real.

Disponível nas plataforas Android e iPhone, a “Posso ir” tem tido uma adesão “fantástica”, segundo Luís Certo. “Já passamos os 100 mil utilizadores e mais de um terço já reportaram informação sobre filas. O papel altruísta destes utilizadores foi uma surpresa para nós”, acrescenta o investigador e empreendedor,

Neste momento, a dupla de engenheiros formados na FEUP está a trabalhar na criação de formas de obter dados de forma mais frequentemente, não só para disponibilizar a informação do que está a acontecer em tempo real, mas sobretudo para criar modelos que permitam prever o tamanho das filas.