Um couro exótico produzido através da utilização de biópsias de tecido animal, umas sapatilhas criadas com plástico recolhido nos oceanos e uma app que monitoriza e permite reduzir a pegada de carbono. São estas as três ideias vencedoras da final nacional da edição 2020 do CLimateLaunchpad –  a maior competição de ideias cleantech do mundo –, e que vão representar Portugal na final internacional. O evento, coorganizado pela UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, decorreu esta terça-feira, em formato online.

A Corium Biotech utiliza biópsias de tecido animal para reconstruir a pele de répteis e transformá-la em couro utilizado na indústria de moda de luxo. O projeto tem comio fundadora Maria João Maia, antiga estudante da Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP).

Já a Skizo utiliza plástico recolhido nos oceanos, por pescadores, para o transformar num fio certificado usado para a confeção de produtos têxteis. Cada par de sapatilhas – produzidas em São João da Madeira – contém aproximadamente um quilograma de plástico, o que corresponde a 18 garrafas.

Criado por Pedro Teixeira, alumnus da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), a My Green App monitoriza a pegada de carbono dos utilizadores e faz sugestões de carbon offset – compra de créditos de carbono equivalentes ao impacto ambiental produzido – num marketplace, assim como sugestões para a redução da pegada ecológica.

À conquista da Europa

Os três vencedores nacionais receberam 1000 euros em formação na Ordem dos Engenheiros – Região Norte e a quatro meses de incubação na UPTEC, em regime cowork. Estão, também, selecionados para representar Portugal na final europeia da competição, que se realizará em setembro. Os vencedores da competição internacional podem receber até 17 mil euros, bem como acesso à EIT Climate-KIC Accelerator.

Para além das três vencedoras, a final nacional do ClimateLaunchpad contou com a participação de mais nove ideias cleantech. Entre elas incluem-se uma app que facilita a triagem de materiais para reciclagem (Wastopedia); uma tecnologia de bio-filtragem que elimina produtos químicos usados no tratamento de água de piscinas (Pura Water Tech); um sistema que promove a economia circular, através da venda de resíduos como matéria-prima (Smartgar); ou uma plataforma de revenda de artigos de moda (White Stamp).

Em competição estiveram igualmente uma app para partilha de viaturas entre estudantes universitários (Sprides); o uso de bactérias ricas em caratenóides como complemento alimentar para peixes de aquacultura (PINKTech); uma cadeia de valor para indústria cosmética, baseada na reutilização de embalagens (Re-U); uma plataforma que recolhe informações sobre startups e tecnologias verdes (Eutopia); e uma tecnologia de tratamento de água com base em biofiltros (Sustech).

Em Portugal, o ClimateLaunchpad é organizado pela UPTEC , em parceria com a LIPOR. Esta é já a 5.ª edição do programa nacional que apoiou 47 equipas e mais de 90 empreendedores. Em 2018, o grande vencedor da final internacional foi o projeto português Eco2Blocks, em competição com mais de 1000 equipas.