Evento juntou várias gerações de antigos estudantes da Universidade. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Foi em clima de festa e com muito convívio pelo meio que as instalações da EPAMAC – Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses acolheram este sábado a Grande Festa Alumni U.Porto, evento que reuniu mais de 400 pessoas numa celebração inédita do “ser U.Porto”.

Se a promessa passava por uma “festa de comunhão e experiência em forte ligação com a natureza”, as expectativas não saíram goradas para aqueles que, em pleno Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, rumaram – por conta própria ou nos três autocarros destacados para o efeito – até ao Marco de Canaveses. Aí, esperava-os um programa especialmente concebido para o reforço dos laços entre os alumni e a sua alma mater, num ambiente descontraído e de festa.

Os mais novos não faltaram à festa dos Alumni da U.Porto. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Depois de uma manhã recheada de atividades pensadas para toda a família (entre os participantes contavam-se cerca de 90 crianças) e de um almoço piquenique onde imperaram o convívio e a boa disposição, o encontro teve o seu ponto alto da parte da tarde, altura em que se juntaram à festa as comemorações do 50.º Aniversário da Associação dos Antigos Orfeonistas da U.Porto. Dentro e fora do palco preparado para o efeito, foram muitos os que vibraram com as atuações dos grupos da AAOUP, complementadas com workshops de danças.

A música dos Antigos Orfeonistas da U.Porto marcou a toada do evento. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Para o Pró-Reitor da Universidade do Porto para a área dos Antigos Estudantes, Carlos Melo Brito, “a Grande Festa ALUMNI U.Porto 2017 foi um enorme êxito, não apenas pelo elevado número de participantes registado, mas também pelo ambiente fantástico que se viveu”. Um sucesso para o qual “contribuíram dois fatores: a parceria com a Associação dos Antigos Orfeonistas da U.Porto que se juntou à iniciativa no âmbito das comemorações do seu 50.º aniversário; e o forte envolvimento de todos os que trabalham no Gabinete Alumni da Reitoria. A essas duas estruturas presto o meu reconhecimento pelo enorme contributo que deram, pois aquilo que a U.Porto tem de mais importante são as pessoas: as que cá trabalham, as que cá estudam e as que por cá passaram”.

O sucesso da primeira Grande Festa Alumni U.Porto marca também um novo passo na estratégia de aproximação da U.Porto à comunidade dos antigos estudantes. Um passo que, segundo Carlos Melo Brito, terá seguimento já no próximo ano. “Não tenho dúvidas de que o encontro anual dos nossos Alumni se tornou num dos eventos mais marcantes do calendário anual das iniciativas da U.Porto. Por essa razão, posso desde já anunciar a data do próximo encontro: 16 de junho de 2018”.

Veja o Álbum Fotográfico do evento.