O júri premiou o projeto ‘Where the World Meets Finland’ com um primeiro prémio partilhado com outra das 49 propostas submetidas a concurso. (Foto: DR)

O escritório português MASS Lab, dos arquitetos Diogo Rocha, Lourenço Rodrigues e Duarte Fontes, e ainda por Petra Simões e Petros Terra (estagiário), todos eles formados pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), em parceria com o ateliê sueco Mandaworks, venceu o concurso internacional ‘Aviapolis Urban Blocks, organizado pela cidade de Vantaa, Finlândia.

O desafio do concurso – que decorreu entre 16 de janeiro e 28 de abril de 2017 – passava pelo desenho de um plano urbano para uma área com cerca de 240 000 m2, próxima de Helsínquia. O júri distinguiu a proposta ‘Where the World Meets Finland’ com o primeiro prémio, partilhado com outra proposta. Ao todo, foram submetidas 49 propostas a concurso, tendo ainda sido atribuídas quatro menções honrosas.

De acordo com fonte dos Mass Lab, “com a existência do maior aeroporto da Finlândia em Aviapolis, este lugar funciona como uma espécie de ponto de comunicação do país com o mundo. O aeroporto introduz em Aviapolis a possibilidade para uma troca cultural rica enquanto viabiliza a mistura da vida local com um fluxo global. No entanto, Aviapolis enfrenta as consequências da introdução desta riqueza cultural, com o seu ambiente local intensamente degradado, resultado do desperdício de lixo gerado pelo trânsito aéreo”.

A proposta da MASS Lab + Mandaworks para a primeira fase de desenvolvimento de Aviapolis “incrementa o potencial da área para gerar trocas culturais e de formas de viver. Simultaneamente, promove desafios ambientais através de inovadores sistemas colectivos e circulares. No lugar de “Where the world meets Finland” um vibrante e resiliente novo distrito irá crescer”.

O Júri do Concurso foi presidido por Hannu Penttilä (Vice-Presidente da Cidade de Vantaa), Tarja Laine (Director de Urbanismo da Cidade de Vantaa), Arja Lukin (Directora de Projectos/Cidade de Vantaa), Harri Isoviita (Direcção da Divisão/YIT), Esa Turkka (Direcção da Divisão de Negócio/YIT), Ritva Rantanen (Responsável pelo Departamento de Imobiliário), Valion Eläkekassa, nomeada po  Kiinteistö Oy Vantaan Paavontalo, L-House Oy e DBC Systems Oy, Johan Pfeifer (arquitecto, Arkkitehtiateljee Johan Pfeifer Oy) nomeado pela Finnish Association of Architects (SAFA), Karolina Keyzer (arquitecta), e Tuomo Hahl, (arquitecto SAFA).

O coletivo MASS Lab foi fundado em 2014  após experiências pessoais de Diogo Rocha, Lourenço Rodrigues e Duarte Fontes  no Brasil, na Dinamarca, em França e na Holanda e nos escritórios Aflalo&Gasperini, BIG, Kengo Kuma e OMA. Os doze arquitetos (a tempo inteiro) e o “business developer” deste coletivo trabalham em projetos de várias escalas, desde o planeamento urbano ao desenho de mobiliário. Além das “encomendas diretas”, o escritório dedica-se, especialmente, à participação em concursos internacionais, no âmbito da qual, recentemente, foi, entre os quatro finalistas do Nordic Built Cities Challenge (para a construção de 120 casas nas Ilhas Faroé), classificado em segundo lugar na decisão final.