Carlos Machado e Moura, investigador do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), e Pedro Abranches Vasconcelos, ambos antigos estudantes da FAUP, são os vencedores da 16.ª edição do Prémio Fernando Távora,  galardão instituído em homenagem ao arquiteto portuense que distingue anualmente a melhor proposta de viagem de investigação selecionada por um júri nomeado todos os anos para o efeito.

O Júri desta edição do Prémio, presidido pela jornalista Paula Moura Pinheiro e constituído pelos arquitetos Eduardo Queiroga, José Bernardo Távora, Paula Silva, e pela atuária Maria da Graça de Tavares e Távora Pereira Coutinho (em representação da família do Arquiteto Fernando Távora), deliberou atribuir o prémio por unanimidade à proposta ‘Estrelas do mar: Fortificações Costeiras de Portugal Continental’, da autoria dos dois alumni da FAUP.

Para a decisão contribuiu o contributo da proposta vencedora para “um conhecimento atualizado e sistemático do património defensivo costeiro, através da utilização do desenho e das novas tecnologias numa uniformização, em termos de apresentação”.

“A maioria destas Estrelas está documentada, em levantamentos antigos, estudos parcelares aprofundados, muito excelentes, compilações amadoras e rotas específicas em zonas turísticas, mas o seu conjunto merece uma análise inclusiva, numa perspetiva crítica, contemporânea e arquitetónica”, sublinham os vencedores na proposta de viagem.

Para a concretização da proposta, Pedro Abranches Vasconcelos e Carlos Machado e Moura receberão uma bolsa de viagem no valor de seis mil euros.

Sobre os vencedores

Licenciado em Arquitetura pela FAUP (2006), Carlos Machado e Moura (1982) exerce atualmente atividade de arquiteto como liberal ou no atelier MAVAA. É ainda membro do comité de gestão da Ação COST 18126 Writing urban places (2019/23) e investigador do projeto (EU)ROPA – Rise of Portuguese Architecture (CES-UC, 2018/21).

Pedro Abranches Vasconcelos (1968) formou-se na Faculdade de Arquitetura em 1993. Atualmente, tem atelier próprio e gere duas páginas virtuais, Quaestio de Acqua et Terra e Walls as Rooms, dedicadas a fortalezas marítimas e a edifícios.

Sobre o Prémio Fernando Távora

Organizado pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos — OASRN, e nas últimas edições em parceria com a Fundação Marques da Silva (FIMS), o Prémio Fernando Távora  distingue anualmente a melhor proposta de viagem de investigação, feita por arquitetos inscritos na Ordem dos Arquitectos.

O Prémio foi instituído em homenagem ao arquiteto Portuense, figura referência da arquitetura portuguesa pela sua atividade enquanto arquiteto e pedagogo. Fernando Távora viajou incessantemente para estudar in loco a arquitetura de todas as épocas, em todos os continentes, utilizando-a como conteúdo e método da sua atividade pedagógica.

Esta é a sexta vez que o galardão é entregue a antigos estudantes e/ou investigadores da FAUP. Em edições anteriores, venceram Maria Moita, Paulo Moreira, Sidh Mendiratta, Susana Ventura, André Tavares, Maria Neto, Isa. Clara Neves, e as equipas compostas por Carla Garrido de Oliveira, Filipa de Castro Guerreiro e Pedro Bragança, e por Margarida Quintã e Luís Ribeiro da Silva.