A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) foi a grande dominadora da 24.ª edição dos Prémios REN, ao arrecadar quatros dos seis galardões atribuídos este ano aos autores das melhores teses de mestrado e doutoramento na área da energia desenvolvidas em universidades portuguesas.

O grande destaque vai para Nuno Gonçalo Soares, recém-graduado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela FEUP, que conquistou o primeiro prémio na categoria de Mestrado, no valor de 25 mil euros.

Intitulada “Optimal demand response program for flexible ramps markets”, a tese de Nuno Gonçalo Soares incide sobre o trabalho de investigação desenvolvido para perceber como compensar as perdas económicas e técnicas das unidades de geração devido à incerteza/intermitência de produção das energias renováveis. O trabalho foi orientado por João Catalão, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP.

Ainda na categoria de mestrado, o terceiro, quarto e quinto lugares (menções honrosas) dos Prémios REN 2019 couberam a antigos estudantes da FEUP. Os premiados foram Cláudio Miguel Pinto (com 10 mil euros), João Pedro Carvalho e Vasco Campos (ambos com 2500 euros), cujas teses foram igualmente orientadas por João Catalão.

Vasco Campos, Nuno Gonçalo Soares, Cláudio Pinto e João Carvalho com João Catalão (ao centro), orientador das quatro teses premiadas da FEUP. (Foto: DR)

O segundo lugar do prémio REN, na categoria de Mestrado, foi conquistado por um estudante do Instituto Superior Técnico. Já na categoria de Doutoramento, distinguida apenas de dois em dois anos, o primeiro prémio coube a um estudante da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

A cerimónia de entrega dos Prémios REN decorreu no passado dia 9 de dezembro, em Lisboa, e contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor; de Rodrigo Costa, Chairman e CEO da REN; de Francisco Pedro Balsemão, CEO do Grupo Impresa e ainda de João Peças Lopes, professor catedrático da FEUP e presidente do júri do Prémio REN.

Sobre os Prémios REN

Criado em 1995, o Prémio REN é o mais antigo desta natureza em Portugal e tem evoluído de modo a incorporar os desenvolvimentos e transformações que o setor da energia tem vivido ao longo dos anos. Começou por ser um prémio destinado aos melhores estudantes de redes e sistemas elétricos para posteriormente incorporar o gás natural, e mais recentemente abranger os candidatos provenientes de um espetro mais alargado de áreas.

Mais informações disponíveis aqui.