Carolina Brito Lobato, que concluiu recentemente o Mestrado Integrado em Medicina do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) com nota 20 na sua dissertação final curso, foi um dos seis estudantes selecionados pelo exclusivo programa de bolsas de doutoramento atribuídas pela prestigiada Danish Diabetes Academy (DDA), instituição financiada pela Fundação Novo Nordisk.

O projeto de investigação de Carolina Brito Lobato, denominado “HypoBar: Unravelling post-bariatric hypoglycaemia towards improving healthcare and inspiring new glucose lowering therapies”, ambiciona descobrir novas formas de tratamento mais eficazes para pacientes que tiveram de ser intervencionados com uma cirurgia de bypass gástrico (redução do estômago).

O bypass gástrico é uma cirurgia aplicada a doentes obesos que, através da criação de uma pequena bolsa gástrica e da reorganização do intestino delgado, tem como objetivo limitar a capacidade de ingestão. Estas cirurgias permitem eliminar a diabetes e os seus efeitos colaterais em grande parte dos doentes, sendo um dos métodos mais usados mundialmente para combater a obesidade severa.

No entanto, uma minoria dos doentes submetidos à cirurgia apresenta, posteriormente, problemas de hipoglicemia – níveis excecionalmente baixos de açúcar (glicose) no sangue. O trabalho de investigação de Carolina Brito Lobato procurará perceber por que razão ocorre hipoglicemia nestes doentes e encontrar soluções para um tratamento eficaz.

“A investigação será realizada em estreita colaboração com hospitais universitários e combinará pesquisa básica, translacional e clínica. Estamos confiantes de que o resultado será uma forma mais eficaz de tratamento e maior qualidade de vida para pacientes que fizeram um bypass gástrico”, antecipa Carolina.

“Uma das mais talentosas da sua geração”

O trabalho de doutoramento da investigadora portuense será desenvolvido na Faculdade de Saúde e Ciências Médicas da Universidade de Copenhaga, sob a orientação dos especialistas Jens Juul Holst e Sten Madsbad. Terá ainda o apoio de Tricia Tan, do Imperial College London, onde a alumna do ICBAS estará durante oito meses, em colaboração internacional.

Enquanto investigadora júnior do grupo Endocrine and Metabolic Research da Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica (UMIB) sediada no ICBAS, Carolina Brito Lobato já colaborou com um dos seus futuros orientadores, Jens Juul Holst, que a descreve mesmo, na sua carta de recomendação à DDA, como “uma das mais talentosas da sua geração”.

O professor e investigador nas áreas de endocrinologia e metabolismo deposita, de resto, altas expectativas no projeto. “Os resultados vão contribuir não apenas para melhorar o atendimento dos pacientes, mas também criar a base para o desenvolvimento de novos medicamentos para a redução da glicose”, prevê Jens Juul Holst.

Para além de Carolina Brito Lobato, a Danish Diabetes Academy (DDA) vai apoiar, ao longo do próximo ano, os trabalhos de mais cinco estudantes de doutoramento, quatro investigadores de pós-doutoramento e quatro professores visitantes oriundos de países como a Austrália, Canadá, EUA ou Reino Unido. O financiamento, que ascende a mais de 15 milhões de coroas dinamarquesas – cerca de 2 milhões de euros -, será aplicado em projetos no domínio da diabetes, a desenvolver em centros de investigação da Dinamarca.

Note-se que os problemas de obesidade e diabetes são cada vez mais comuns em todo o mundo, tendo registado aumentos significativos nos últimos anos. A obesidade e o excesso de peso deverão, nos próximos 30 anos, levar a uma redução de cerca de 2.7 anos na esperança média de vida.