A artista brasileira Louise Kanefuku, mestre em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), é a vencedora do Prémio “Exposição Abreu Advogados”, atribuído no âmbito da 5.ª edição do Concurso-Prémio Arte Jovem, Fundação Millenium BCP, que premeia anualmente os mais recentes talentos saídos das escolas artísticas nacionais.

Iniciativa da Fundação Millennium bcp, do Carpe Diem Arte e Pesquisa (CDAP), do p28, do Centro Português de Serigrafia e da Associação Inter.meada, este concurso-prémio contou este ano com a participação de representantes da FBAUL (Lisboa), FBAUP (Porto), Universidade de Évora, ESAD (Caldas da Rainha), Universidade do Algarve, Escola Superior de Teatro e Cinema e Ar.Co.

Para Louise Kanefuku, que concluiu o curso em 2020, a conquista representa a oportunidade de realizar a sua primeira exposição individual nos escritórios da sede da Abreu Advogados, em Lisboa. Para além da agora alumna da FBAUP, a iniciativa premiou outros cinco estudantes que concluíram a sua formação em Artes Visuais no ano passado.

Os artistas selecionados tiveram ainda a oportunidade de apresentar os seus trabalhos numa exposição que esteve patente, entre novembro e dezembro do ano passado, no Not a Museum, em Lisboa.

“Há iniciativas mas falta divulgação e incentivo”

Foi através de uma amiga, e ainda durante o primeiro confinamento, que Louise Kanefuku se cruzou com a oportunidade de participar no Prémio Arte Jovem 2020. Seguiu-se o envio do portfólio – focado maioritariamente no desenho e em temas autobiográficos como a saudade e a migração – que, avaliado numa primeira fase pelo júri do concurso, lhe acabaria por valer o Prémio “Exposição Abreu Advogados”.

Sobre as oportunidades que se colocam aos jovens em artistas em Portugal, a também designer de descendência japonesa acredita que “há iniciativas suficientes, mas deviam ser mais divulgadas, incluindo eventos explicativos para tornar o processo mais acessível.”

Da FBAUP, onde terminou o Mestrado em Artes Plásticas em 2020, Louise recorda o “contacto com toda a comunidade académica” e como “a experiência foi muito enriquecedora”. A jovem artista acredita também que foi a realização do curso que lhe “abriu algumas portas”, como a possibilidade de morar em Portugal e a possibilidade de concorrer a este Prémio.

O trabalho da jovem artista centra-se sobretudo em temas autobiográficos como a saudade e a migração. (Foto: DR)

Prémio Arte Jovem já vai na 5.ª edição

Criado em 2o16, o Prémio Arte Jovem Fundação Millennium bcp tem sido uma importante plataforma de reconhecimento do talento jovem nas artes plásticas em Portugal.

O Concurso Arte Jovem, parte da iniciativa, premeia os vencedores com uma série de prémios, entre viagens, residências, exposições e prémios de aquisições. A iniciativa cria também novas possibilidades de aquisição por colecionadores e investidores em novos artistas.

Mais informações aqui.