“Escavadoras” é o título do romance que valeu a Marta Pais Oliveira, alumna da Universidade do Porto, o primeiro lugar na mais recente edição do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís. Com este reconhecimento chega um prémio no valor de 10 mil euros e a oportunidade de publicar o seu primeiro livro, um sonho “que se pode agora tornar real”.

Tudo começou há cerca de oito anos, com a escrita dos primeiros contos. Mas foi com a realização de um Seminário de Criação Literária, orientado pro Luís Carmelo, que despertou o esboço daquele que viria a ser o primeiro romance de Marta, escrito no verão passado, pouco antes de ser mãe pela primeira vez. “O universo inicial de personagens – mãe, filha e neta – alargou-se para dar corpo à história da família que vive num lugar ameaçado pela construção do novo troço da autoestrada”, adianta.

Licenciada em Ciências da Comunicação pela U.Porto, e com umaPós-Graduação em Comunicação Empresarial da Porto Business School, Marta Pais Oliveira é diretora de contas e trabalha em publicidade. Diz-se inspirada por José Saramago, Dostoiévski, Agustina Bessa-Luís, Emily Dickinson, Maria Velho da Costa, Clarice Lispector e muitos outros, já que “tem dificuldades em fazer listas”.

A jovem escritora de 30 anos conta que este pode ser o primeiro de outros livros, mas que na verdade é um “um impulso para escrever mais, escrever melhor”. Apesar de já ter participado em alguns concursos literários, foi a primeira vez que se candidatou com um romance e foi premiada. No entanto, confessa que teve sempre o “o prémio – fundamental – de quem leu os rascunhos e incentivou a continuar”.

O Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís

Criado em 2008 pela Estoril Sol, o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís visa distinguir e divulgar novos talentos literários, sem obra publicada.

Do júri do galardão fazem parte representantes do Centro Nacional de Cultura, da Associação Portuguesa de Escritores, da Direção-Geral do Livro, das Bibliotecas e dos Arquivos, da Associação Portuguesa dos Críticos Literários e outros convidados e autores reconhecidos.

Para além do prémio monetário, a obra vencedora é editada e publicada através de um protocolo com a Editorial Gradiva.