A investigadora Diana Rodrigues, licenciada em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e pelo  Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), foi recentemente distinguida pela Fundação Grünenthal com a Bolsa de Jovens Investigadores em Dor 2022. A bolsa, no valor de 10 mil euros, será aplicada num projeto de investigação focado no papel da modulação descendente na cronificação da dor em doentes com osteoartrose.

Intitulado “The Rostral Ventromedial Medulla As A Key Target Of The Maladaptive Response To Chronic Inflammatory Pain”. o projeto premiado está a ser desenvolvido no âmbito do Doutoramento de Diana Rodrigues no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde da Universidade do Minho (ICVS).

O objetivo da jovem investigadora passa por “explorar as alterações celulares (neuronais e gliais), moleculares e eletrofisiológicas no tronco cerebral produzidas pela osteoartrose e obter respostas acerca de como a osteoartrose tem impacto na estrutura e função do RVM (medula rostral ventromedial), e se um tratamento farmacológico com recurso a antidepressivos pode melhorar ou modular estas alterações”.

A Bolsa de Jovens Investigadores em Dor destina-se a apoiar a realização de projetos de investigação básica relacionados com a temática da dor. A entrega da edição deste ano teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no dia 18 de outubro, numa sessão integrada no âmbito do Colóquio da Fundação Grünenthal, e orientada pelo seu presidente, o médico e Professor catedrático aposentado da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP),Walter Osswald.

A Fundação Grünenthal, entidade privada sem fins lucrativos, tem como finalidade a promoção e apoio de atividades no mundo das Ciências e da Saúde, especialmente as relacionadas com a Dor e a Medicina Paliativa.