A antiga estudante da Faculdade de Medicina Dentária da U.Porto (FMDUP) Raquel Zita Gomes integra a lista dos 100 Melhores Médicos em Medicina Dentária do Mundo 2020 (World’s Top 100 Doctors in Dentistry), elaborada pelo Global Summits Institute. Este reconhecimento destina-se a profissionais que se tenham destacado pelos serviços prestados e pelo contributo para o desenvolvimento da medicina dentária a nível mundial.

Com um percurso académico integralmente ligado à Universidade do Porto, Raquel Zita é reconhecida, internacionalmente, como especialista de referência na áreas da implantologia e cirurgia oral. Depois de se ter licenciado em Medicina Dentária pela FMDUP (2002), doutorou-se na mesma instituição em 2017, com uma tese ligada à regeneração óssea.

Autora e coautora de vários livros e artigos científicos, participou igualmente em diferentes projetos de investigação, nomeadamente associados ao IPATIMUP  – hoje integrado no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da U.Porto (i3S), e, mais recentemente, em colaboração com a FMDUP, a Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

Para além do percurso realizado na U.Porto, onde concluiu ainda um curso de especialização em Implantologia (2006), no currículo da médica dentista portuense incluem-se também duas pós-graduações em Implantologia no Instituto Bränemark, em Gotemburgo, e no Hospital de Västerås, ambos na Suécia. Atualmente, é professora convidada em diferentes instituições de ensino superior ligadas à formação da medicina dentária e integar o leque de experts da MINEC Knight (Megagen International Network of Continuous Education and Clinical Research).

A alumna da FMDUP foi distinguida pelo seu contributo para o desenvolvimento da medicina dentária. (Foto: DR)

“Um reconhecimento da medicina dentária portuguesa”

Em declarações revista SAÚDE ORAL, Raquel Zita encara a distinção atribuída pelo Global Summits Institute como “uma surpresa agradavelmente positiva. Fiquei muito feliz porque não há muitos portugueses a serem distinguidos nestas coisas e é sempre uma forma de validar o nosso trabalho”.

“Tudo o que consegui foi por esforço e por mérito e este é um reconhecimento muito grande do meu trabalho, da medicina dentária portuguesa e medicina dentária feminina”, acrescenta.

Para além de Raquel Zita Gomes, única mulher portuguesa a receber a distinção, o World’s Top 100 Doctors in Dentistry do Global Summits Institute inclui o também português Miguel Stanley. Ao todo, fazem parte desta lista 100 médicos dentistas de mais de 70 países de todo o mundo.

A escolha dos 100 nomeados coube a um júri composto por clínicos, especialistas, líderes de opinião, investigadores e cirurgiões.

Raquel Zita doutorou-se pela FMDUP em 2017. (Foto: DR)