Flávia Freixa é antiga estudante da Universidade do Porto. (Foto. DR)

Flávia Freixa, antiga estudante da Universidade do Porto, acaba de ser distinguida no âmbito do concurso internacional promovido pela Associação Milano Makers.

A competição desafiou designers gráficos e artistas de todo o mundo a criar um modelo exclusivo de “jogo americano”, mais conhecido por individual de mesa. A concurso estiveram 141 propostas ligadas a vários temas (naturalistico, figurativo, abstrato geométrico e étnico), tendo sido selecionadas 35, que estão à venda ao público em Itália e estarão brevemente disponíveis para compra online.

“Alentejo” é o nome do individual criado pela alumna da U.Porto, que se inspirou nas mantas alentejanas para uma representação através da técnica de aguarela, convertida para digital.

“Alentejo” inspira-se nas mantas alentejanas.

Mestre em Design Industrial e de Produto pela Faculdade de Belas Artes e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Flávia Freixa partiu para Itália ainda durante os estudos. Foi no período em que estudou na U.Porto que, ao abrigo do programa Erasmus+, teve oportunidade de estudar na Academia de Belas Artes de Verona. Mais recentemente, realizou um estágio num estúdio de Design, na mesma cidade.

Os individuais de mesa vencedores integram a coleção “Mise en Place”, com curadoria de Maria Christina Hamel e produzida de forma digital.

Criada em 2012, a Milano Makers é uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção de projetos artísticos independentes.