Beatriz Miranda, antiga estudante do Mestrado em Multimédia (MM) da Universidade do Porto, é a grande vencedora da edição deste ano do Best Thesis Award na área dos Media. um galardão atribuído pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), com o apoio do Consórcio das Escolas de Engenharia (CEE), e destinado às melhores dissertações de mestrado nas áreas de Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Media.

A investigação premiada aborda estratégias imersivas para combater e tratar os sintomas negativos advindos do diagnóstico de esquizofrenia.

“A esquizofrenia é um transtorno mental que recorre a tratamentos de reabilitação cognitiva para ajudar a reduzir os sintomas que não podem ser tratados com medicação. Em geral, os tratamentos farmacológicos não são eficazes para controlar os sintomas negativos da doença”, contextualiza a antiga estudante do MM, um ciclo de estudos com sede na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e lecionado em colaboração com as faculdades de Belas Artes (FBAUP), Ciências (FCUP), Economia (FEP) e Letras (FLUP) da U.Porto.

Entre estes sintomas destaca-se a diminuição da motivação e do interesse em realizar atividades simples. A pensar nisso, Beatriz Miranda desenvolveu um “protótipo de jogo sério [serious game] em Realidade Virtual (RV) que simula espaços e tarefas das atividades de vida diária, propondo a resolução de problemas, com o intuito final de recuperação de autonomia e aumento de motivação para a realização das tarefas em pacientes com diagnóstico do espectro da esquizofrenia”.

Resultados são “muito promissores”

O protótipo foi validado com uma amostra de participantes saudáveis “com resultados muito relevantes para o projeto, que indicam boas perspetivas para a utilização com pacientes”, como explica a alumna da U.Porto.

“Este trabalho alia investigação inovadora na área dos jogos sérios em ambiente virtual com um impacto muito positivo na qualidade de vida de pacientes com um distúrbio extremamente incapacitante. Destaco a excelência de um projeto com objetivos ambiciosos, de execução complexa em termos metodológicos e que obteve resultados muito promissores”, refere António Coelho, docente no Departamento de Engenharia Informática da FEUP e coorientador do projeto, que teve como orientadora principal Paula Alexandra Rego, docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

No futuro, Beatriz Miranda pretende terminar a investigação integrada no projeto GreenHealth, que tem o IPVC como parceiro, em conjunto com outras faculdades e entidades nacionais, e que se debruça em estratégias digitais baseadas em ativos biológicos para melhorar o bem-estar e promover a saúde verde e na utilização de tecnologias digitais para técnicas inovadoras de reabilitação.

Recorde-se  que a Faculdade de Engenharia já venceu este mesmo prémio – tanto na área dos Media como das Tecnologias de Informação e Comunicação – em 2022 e 2021, por estudantes do Mestrado em Multimédia e do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação.