A investigadora e antiga estudante da Universidade do Porto, Marta Carvalho,  acaba de ser distinguida com a bolsa “Women in Aquaculture”, atribuída pela Kvaroy Arctic, uma empresa norueguesa que está entre os maiores produtores de aquacultura sustentável de salmão em todo o mundo.

“Esta bolsa visa ressaltar o papel da mulher no sector da aquacultura, que é, hoje em dia, ainda dominado pelo sexo masculino e onde se observa uma grande desigualdade de género”, explica Marta Carvalho, que é mestre em Recursos Biológicos Aquáticos, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e licenciada em Ciências do Meio Aquático pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

Confessando-se “muito honrada em poder representar as mulheres nesta área”, Marta Carvalho foi uma das duas galardoadas com esta bolsa que contou com quase 200 candidaturas de mais de 30 países. No valor de 8,450 euros, este prémio irá apoiar a investigação e dará a oportunidade a Marta de ganhar experiência a trabalhar na Kvarøy Arctic, durante um mês, de forma remunerada.

Atualmente, esta investigadora está a frequentar um doutoramento em Aquacultura sustentável e ecossistemas marinhos na Universidade de Las Palmas, na Gran Canaria, em Espanha, num dos mais prestigiados grupos de investigação na área da aquacultura a nível europeu e internacional. O objetivo do trabalho que desenvolve é encontrar fontes alternativas de ómega 3 para a alimentação dos peixes para aumentar a sustentabilidade económica e ambiental.

Sobre a Bolsa

Os requisitos para ter direito à bolsa “Women in Aquaculture” são frequentar um programa de formação ligado à aquacultura, ser mulher e ser fluente em inglês. O grupo de candidatas foi ainda submetido a uma triagem em função do foco dos estudos e das necessidades financeiras dos seus projetos, entre outros fatores de qualificação.

A bolsa é apoiada pela SAGE – Seafood and Gender Equality, uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover indústria dos produtos marinhos alimentares (seafood) mais inclusiva.