Ana Catarina Gomes concluiu o Mestrado Integrado em Medicina com a média de 19 valores. (Foto:DR)

Ana Catarina Pinho Gomes, alumna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), venceu o Prémio Daniel Serrão 2012 ao ter sido a estudante das escolas médicas da Região Norte que, no ano letivo transato, concluiu o curso de Medicina com a melhor média.

Com 25 anos de idade, Ana Catarina concluiu o Mestrado Integrado em Medicina com uns impressionantes 19 valores e encontra-se a frequentar o Mestrado em Fisiopatologia Cardiovascular na FMUP, que terminará no final deste ano letivo. Durante este tempo, dedicou-se a vários tipos de investigação científica, na área das Neurociências e da Medicina Cardiovascular.

Ainda indecisa relativamente à escolha da especialidade – Medicina Cardiovascular e Oncologia Médica e Cirúrgica são as duas opções mais fortes -, será no Reino Unido que a recém-licenciada irá cumprir o internato médico, voltando depois a Portugal para o exame de seriação.

Ana Catarina Gomes, que é ainda voluntária da Acreditar no Serviço de Pediatria do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto e membro de um grupo local de Amnistia Internacional, considera que a sua distinção com o Prémio Daniel Serrão 2012 constitui uma “honra” e um “incentivo”.

O galardão, atribuído no dia 18 de junho, Dia do Médico, pela Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM), pretende continuar a ser “um estímulo significativo para a formação médica em Portugal, e em particular, para o Norte do país, especialmente numa altura em que muito se luta contra a instabilidade da carreira médica”, como refere o presidente do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães.