Joana Filipa Duarte Almeida, mestre em Química Farmacêutica pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP), recebeu o prémio de Melhor Dissertação de Mestrado em Química Medicinal, atribuído pela Divisão de Química Terapêutica da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), no 13.º Encontro Nacional de Química Orgânica / 6.º Encontro Nacional de Química Terapêutica, que decorreu em Aveiro de 15 a 17 de janeiro.

A dissertação premiada foi desenvolvida pela jovem investigadora no Laboratório de Química Orgânica e Farmacêutica e no Laboratório de Microbiologia, no âmbito do Mestrado em Química Farmacêutica da FFUP, sob a orientação de Honorina Cidade e Lucília Saraiva, docentes da FFUP e investigadoras do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e LAQV/REQUIMTE, respetivamente.

O trabalho de Joana Almeida, intitulado “Chalcone derivatives: promising starting points for the discovery of new diarylpentanoids with p53-MDM2/X inhibitory activity”, visou a descoberta de novos compostos com atividade inibidora dual das interações da proteína supressora tumoral p53 com os seus reguladores endógenos negativos MDM2 e MDMX. Trata-se de uma estratégia promissora com vista à descoberta de novos potenciais anticancerígenos.

Para além do mestrado na FFUP, Joana Almeida conta no currículo com uma licenciatura em Biologia (2013) pela Faculdade de Ciências da U.Porto.

Sobre o prémio

O prémio Melhor Dissertação de Mestrado em Química Medicinal visa reconhecer o mérito científico dos estudos de mestrado realizados, principalmente, em instituições nacionais. Destinado a mestres recém-formados, o galardão é atribuído com base no trabalho realizado durante o Mestrado na área de química medicinal.