Catarina da Silva Lourenço, mestre em Bioengenharia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), conquistou o 1.º prémio – na categoria de Mestrado – do Fraunhofer Portugal Challenge 2019, iniciativa que premeia, anualmente, as melhores ideias e projetos de investigação desenvolvidos no meio académico nacional.

Intitulada “Deep Learning for EEG Analysis in Epilepsy” (Aplicação do Deep Learning para o diagnóstico da epilepsia), a tese de mestrado da antiga estudante da FEUP propõe um método de deep learning na análise de eletroencefalogramas (EEG), principal técnica utilizada no diagnóstico da epilepsia.

As grandes vantagens da utilização deste tipo de métodos é o facto de não sofrerem enviesamento pelas características a que os clínicos geralmente recorrem para a classificação dos sinais de EEG e de serem capazes de reter informação diretamente a partir de dados. Assim, estes métodos podem ser uma alternativa à inspeção visual e aos métodos tradicionais de machine learning para análise de EEGs.

A tese de mestrado de Catarina foi elaborada sob orientação de Michel van Putten, docente da Universidade de Twente, Holanda – onde a alumna está, atualmente, a desenvolver a sua tese de Doutoramento – e sob co-orientação de Luís Teixeira, docente da FEUP.

Uma década a premiar a excelência

Todas as ideias a concurso na 10.ª edição do Fraunhofer Portugal Challenge foram avaliadas por um júri composto por membros do Fraunhofer AICOS e por um painel de peritos convidados. Entre eles incluem-se João José Pinto Ferreira (docente da FEUP), Clara Gonçalves (Innovation Strategist), Patrick Borg Hedley (Country Manager na Lufthansa), Inês Campos Costa (membro do painel de diretores da Associação Nacional de Jovens Empresários), Filipe Josué Oliveira (Head of Strategic Insight & Foresight na SONAE MC) e Ana Correia (IT Security Specialist and Researcher no CINTESIS e vencedora na categoria de doutoramento da primeira edição do concurso).

Os principais critérios considerados foram o grau de inovação, a exequibilidade técnica e o potencial de mercado dos projetos candidatos.

Os vencedores – nas categorias de Mestrado e Doutoramento – levaram para casa um prémio monetário de 2000 euros.

Desde a sua primeira edição, o concurso organizado pelo Fraunhofer AICOS  já distribuiu mais de 90 00 mil euros em prémios científicos entre estudantes e investigadores portugueses.