Aisha Jeanette Animashaun, antiga estudante do Mestrado em Multimédia da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi distinguida com o Best Thesis Award, na área dos Media, promovido pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), com o apoio do Consórcio das Escolas de Engenharia (CEE).

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no passado dia 12 de maio, durante o 31.º Digital Business Congress da APDC, que contou ainda com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, na sessão de abertura do congresso.

A dissertação premiada tem como foco primário o estudo da influência de níveis de ruído das fontes sonoras envolventes e de estímulos auditivos negativos durante tratamentos não invasivos a pessoas com demência.

O objetivo é compreender se o envolvimento dos pacientes durante os tratamentos é afetado pelo ambiente auditivo, provocando falta de adesão e motivação, também referida como apatia. A alumna da FEUP recorreu a um inquérito online, que comprovou isto mesmo.

“Os estímulos auditivos disruptivos influenciam os níveis de envolvimento de indivíduos dementes durante o tratamento, tendo sido identificadas fontes sonoras com perceção negativa tanto nas instalações terapêuticas como em casa, tais como vozes humanas, aparelhos domésticos e ruídos domésticos”, avança Gilberto Bernardes, Professor no Departamento de Engenharia Informática da FEUP e orientador da tese de Aisha Jeanette Animashaun.

A partir destes dados, a autora propôs “uma estratégia generativa de ambientes sonoros para mascarar as bandas de frequência dos ruídos identificados como estímulos auditivos negativos, promovendo uma paisagem sonora relaxante a partir de um leque de sons ambientes conotados na literatura com graus baixos de valência e excitação”.

Gilberto Bernardes (primeiro a contar da esquerda) recebeu o prémio em nome da estudante do Mestrado em Multimédia durante o congresso da APDC.

Aisha Animashaun não deixa de demonstrar satisfação pela obtenção do prémio, sobretudo porque se refere a uma investigação que lhe diz muito. “Estou muito interessada em investigação que visa a melhoria da saúde e do bem-estar e este projeto traduz bem isso”, diz.

Ainda segundo a alumna da FEUP, “o mais empolgante foi poder trabalhar com os participantes durante a experiência e obter o seu feedback diretamente sobre o nosso protótipo. A sua abertura à inclusão de tecnologia multimédia nos tratamentos para a reabilitação neuronal e os resultados sugestivos de um maior envolvimento durante o teste foram muito encorajadores”, confessa, segura de que pretende prosseguir estudos académicos nesta área.

Sobre o Best Thesis Award

O Best Thesis Award foi lançado com o intuito de premiar o mérito dos estudantes das universidades representadas pelo Consórcio das Escolas de Engenharia (CEE), que reúne a FEUP, a Escola de Engenharia da Universidade do Minho, a Universidade de Aveiro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

João Falcão e Cunha, Diretor da FEUP e antigo coordenador do CEE e Diretor, compara a qualidade do Ensino Superior em Portugal “nas áreas de engenharia, tecnologias de informação e telecomunicações” com as melhores escolas do mundo e refere que “os estudantes adquirem frequentemente competências de trabalho em grupo, de gestão e liderança de projetos e de pessoas envolvendo-se em atividades de investigação e inovação”.

Para a entidade organizadora, este prémio, que atribui 1500 euros aos três vencedores das melhores teses de mestrado do respetivo ano letivo, contribui para a “construção de um futuro sustentado. Evidenciar o que de melhor temos nas nossas universidades poderá representar um forte incentivo a que mais jovens optem por estas áreas de formação”, afirma Rogério Carapuça, presidente da APDC.

Para além de Aisha Jeanette Animashaun , esta edição do Best Thesis Award distinguiu ainda dois alumni do Instituto Superior Técnico e da Universidade de Coimbra, nas categorias de Tecnologias de Informação e Telecomunicações, respetivamente.