Raquel Rodrigues, antiga estudante do Programa Doutoral em Engenharia Química e Biológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi distinguida pela Sociedade Portuguesa de Engenharia Biomédica e pela Fraunhofer AICOS com o prémio de Melhor Tese de Doutoramento Portuguesa em Engenharia Biomédica.

Intitulada “Magnetic carbon nanostructures and study of their transport in microfluidic devices for hyperthermia”, a tese premiada resultou do trabalho desenvolvido por Raquel Rodrigues entre 2014 e 2018, no Laboratório de Processos de Separação e Reacção – Laboratório de Catálise e Materiais (LSRE-LCM) – FEUP e Instituto Politécnico de Bragança (IPB). O trabalho contou com a orientação dos docentes Adrián Silva (LSRE-LCM/FEUP) Hélder Gomes (LSRE-LCM/IPB) e Rui Lima, investigador do CEFT (FEUP) e professor na Universidade do Minho.

Ao longo do doutoramento, que incluiu uma passagem pela prestigiada Universidade de Harvard-MIT – Health Sciences and Technology (Cambridge, MA, EUA), ao abrigo de uma bolsa de investigação Fulbright, Raquel Rodrigues  trabalhou no sentido de procurar novas estratégias de combate ao cancro utilizando nanoestruturas magnéticas de carbono e novos dispositivos microfluídicos avançados.

Raquel Rodrigues tem trabalhado no desenvolvimento de novas estratégias de combate ao cancro (Foto: DR.)

O resumo do trabalho da antiga estudante da Faculdade de Engenharia foi inclusivamente publicado na publicação internacional ‘International Federation for Medical and Biological Engineering (IFMBE)’, editado pela Springer.

O prémio monetário (com um valor simbólico de 1000 euros) e o certificado foram atribuídos durante a 15.ª Edição da MEDICON – Mediterranean Conference on Medical and Biological Engineering and Computing, que decorreu de 26 a 28 de setembro, em Coimbra.

Mais informações disponíveis aqui.