Marta Sousa Brenha, mestre em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), é a grande vencedora da 2.ª edição do Prémio Economia do Porto, um galardão promovido pela Câmara Municipal do Porto (CMP) e que distingue anualmente os/as autores/as de trabalhos académicos que incidam sobre um tema de relevância e interesse para a economia da cidade.

Na sua dissertação de mestrado, intitulada “Why are Some Cities More “Smart Sustainable” than Others? – The Portuguese Panorama”, Marta Brenha procurou responder à questão “Como pode a tecnologia e a inovação ajudar a tornar as nossas cidades mais sustentáveis?”, recorrendo para tal a dados dos 278 municípios de Portugal continental.

Os resultados mostram que as regiões do centro e do sul de Portugal e os municípios do interior apresentam desempenhos relativamente superiores, sugerindo ainda que a dimensão de um município não tem impacto no seu nível de sustentabilidade inteligente. Pelo contrário, a densidade populacional e a independência do executivo municipal parecem favorecer a sustentabilidade inteligente“, destaca Maria Isabel Mota, professora da FEP e orientadora do trabalho premiado.

Para Marta Sousa Brenha, “iniciativas como o Prémio de Economia do Porto demonstram o compromisso das autarquias locais com o seu desenvolvimento sustentável, assim como a sua valorização de novas perspetivas, criando um palco para alunos e investigadores interessados nestes mesmos tópicos”.

“Nesse sentido, sinto-me honrada por ver o meu trabalho reconhecido por um Município como o do Porto, e também por trazer atenção ao tópico das cidades inteligentes e sustentáveis”, acrescenta a alumna da FEP.

O Prémio Economia do Porto será atribuído a Marta Sousa Brenha numa cerimónia a realizar na próxima semana.

Recorde-se que esta é a segunda vez que o prémio é atribuído a diplomados da Faculdade de Economia da U.Porto (FEP). Na primeira edição da iniciativa, as três dissertações distinguidas eram da FEP.