Ana Luísa Fernandes, licenciada e mestre em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), acaba de ser distinguida com o Prémio André Jordan 2020, na categoria de mestrado, pela sua dissertação sobre a “Dinâmica dos preços de habitação em Portugal – os fatores fundamentais do mercado de habitação”.

Cobrindo a evolução dos preços de habitação em Portugal para o período entre 2009 e 2018, o estudo agora premiado pela revista Confidencial Imobiliário identifica as causas que explicam a valorização do mercado nos anos mais recentes. No trabalho, que contou com a orientação de José Costa, professor da FEP, Ana Fernandes coloca em evidência o impacto das novas fontes de procura, sejam as turísticas ou internacionais, entre outros fatores.

Ana Fernandes decidiu candidatar-se ao Prémio André Jordan 2020 após a defesa da dissertação de mestrado, tendo sido incentivada a fazê-lo “sobretudo pela família e amigos”. Agora, já como vencedora, salienta que este reconhecimento “é muito gratificante e encorajador para querer fazer mais e melhor”.

A alumna da FEP foi premiada com um valor pecuniário de 1.000 euros. O trabalho será ainda publicado numa edição adaptada para distribuição pelos profissionais de mercado.

Sobre o Prémio André Jordan

Criado em 2010 pela revista Confidencial Imobiliário, o Prémio André Jordan distingue anualmente os melhores trabalhos de investigação académica apresentados em Portugal, relacionados com o mercado imobiliário, habitação e as cidades.

Para além do trabalho de Ana Fernandes, o júri da edição deste ano – presidido por Augusto Mateus – premiou ainda, na categoria de Doutoramento, a tese de Khadija Benis, do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa,

A cerimónia de atribuição dos galardões decorreu esta sexta-feira, 20 de novembro, em formato online.