A alumna da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Marta Carvalho, licenciada em Ciências e Tecnologia do Ambiente, é a vencedora do Prémio Nacional de Agricultura 2021, na categoria “Jovens agricultores“.

Foi depois de concluir o curso na FCUP, em 2013, que Marta Carvalho se interessou pela área da promoção dos produtos da floresta, nomeadamente dos cogumelos.

Com o objetivo de “dignificar o papel da mulher na agricultura, tantas vezes injustamente esquecido”, frequentou uma pós-graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e fez várias formações em Agricultura Sustentável, Gestão da Empresa Agrícola, Nutrição e Proteção das Plantas, Cultura do Limão, entre outras.

De seguida criou o seu próprio negócio, a Quinta do Pulo, um projeto empresarial de produção de cogumelos shiitake e de limões. Com um projeto PDR2020 aprovado, no início de 2021, começou a instalação do projeto no terreno com a preparação da estufa de produção de cogumelos exclusivamente em troncos de carvalho. Já a produção de limão destina-se a rentabilizar o terreno dedicado à exploração agrícola. Atualmente, está em preparação a produção e venda de cogumelos no final do período de incubação da madeira em que crescem os cogumelos.

A Quinta do Pulo é uma produção biológica com uma dimensão clara de sustentabilidade através da manutenção de corredores ecológicos, construção de abrigos de insetos e pássaros e o uso de flores melíferas como enrelvamento.

O projeto prevê ainda a instalação de sistemas digitais de controlo da produção e o desenvolvimento de produtos com maior “tempo de prateleira” a partir da produção de cogumelos e de limões.

Sobre o Prémio Nacional de Agricultura 2021

O Prémio Nacional de Agricultura tem por objetivo promover, incentivar e premiar os casos nacionais de sucesso dos setores da Agricultura, Agroindústria, Florestas e Pecuária.

A 10.ª edição do Prémio Nacional de Agricultura foi a mais participada de todas, com mais de 1300 candidaturas.