Sara Guimarães Gonçalves, antiga estudante da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e cofundadora da startup Trigger Systems, é a grande vencedora da edição deste ano do prémio de inovação europeu do Instituto Europeu de Inovação em Tecnologia (EIT), na categoria EIT Woman, destinada a projetos desenvolvidos por mulheres na União Europeia.

No valor de 20 mil euros, o galardão distinguiu um pitch protagonizado por Sara sobre a sua startup, que utiliza o melhor da tecnologia na agricultura para reduzir o desperdício de água.

Licenciada em Ciências de Engenharia pela FCUP, a jovem engenheira agrónoma de 25 anos apresentou o trabalho em Budapeste, na Hungria, perante investidores, políticos, comissários europeus e jornalistas e tornou-se a primeira portuguesa a vencer um prémio EIT.

A antiga estudante da U.Porto foi distinguida na categoria EIT Woman, destinada a projetos desenvolvidos por mulheres na União Europeia. (Foto: EIT)

Quanto ao valor do prémio, a alumna da FCUP está a pensar aplicá-lo na empresa para “desenvolver uma tecnologia a pensar nas vacas, uma espécie de cercas virtuais para substituir as cercas físicas”.

Os vencedores do Prémios EIT foram escolhidos por um júri internacional e contaram com 19 candidatos de toda a Europa, competindo em categorias que reconhecem a excelência em inovação nas áreas do clima, energia, digitalização, alimentação, saúde e matérias-primas

Uma startup que aposta no setor agrícola e jardims urbanos

Criada em 2017, a Trigger Systems disponibiliza um conjunto de sistemas “inteligentes” que permitem optimizar até 50% nos consumos de água e energia em jardins e na agricultura. Para tal,  baseia-se sistemas de previsão – em vez dos tradicionais sensores – para que a distribuição de água seja mais eficiente.

Entre os clientes que já estão a utilizar a tecnologia desenvolvida pela startup incluem-se as câmaras municipais de Lisboa ou do Fundão.