A bióloga portuguesa e antiga estudante da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Raquel Gaião Silva, foi a grande vencedora do concurso The Global Youth Video Competition, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), tornando-se desta forma embaixadora da juventude daquele organismo para o combate às alterações climáticas.

Na origem da distinção está um mini-documentário desenvolvido pela alumna da FCUP sobre a Ocean Alive, a primeira cooperativa em Portugal dedicada à proteção do oceano. O vídeo, que soma já mais de 60 mil visualizações no Youtube, foi selecionado entre 400 candidatos de todo o mundo e vai ser exibido na próxima segunda-feira, 23 de setembro, em Nova Iorque.

No papel de embaixadora, Raquel vai também representar a ONU na Conferência das Partes (COP25), a decorrer em dezembro, no Chile.

“Orgulho nos portugueses e no nosso exemplo”

“Sinto-me muito orgulhosa pelo projeto que temos em Portugal. Orgulhosa porque os portugueses ajudaram a partilhar e a divulgar o trabalho da Ocean Alive. Não estava à espera de ver tanta gente a partilhar o vídeo e termos mais visualizações, sendo um país pequenino, a competir com países como a Índia ou o México. É um sentimento de orgulho nos portugueses e no nosso exemplo”, sublinha a jovem bióloga de 24 anos, em declarações à Agência Lusa.

A alumna da FCUP vai representar a Organização das Nações Unidas na COP25 que se realiza em dezembro, no Chile. (Foto: DR)

Em 2018, Raquel Gaião Silva já tinha dado que falar ao ser primeira portuguesa a ganhar o Global Biodiversity Information Facility Young Researchers Award, com um trabalho sobre o impacto das alterações climáticas na distribuição de macroalgas na costa Atlântica da Península Ibérica.

Natural de Viana do Castelo, Raquel Gaião Silva licenciou-se em Biologia pela FCUP em 2016 e, em 2018, concluiu o  Mestrado Internacional em Biodiversidade e Conservação Marinha. Atualmente, trabalha na Bluebio Alliance (BBA), uma associação portuguesa sem fins lucrativos, fundada em 2015, que representa todos os participantes dos bio-recursos marinhos e da cadeia de valor biotecnológica azul.