Chama-se Maria Fátima Lucas, é doutorada em Química pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), e é uma das três vencedoras do Prémio da União Europeia (UE) para Mulheres Inovadoras de 2020, galardão – no valor de 100 mil euros – que distingue anualmente um conjunto de empresárias de toda a UE e países associados, que tenham criado uma empresa de sucesso e trazido inovação para o mercado.

Maria Fátima Lucas é cofundadora e diretora executiva da Zymvol Biomodeling, empresa que desenvolve, por via informática, enzimas industriais, aplicando uma modelização molecular. É ali que se vem evidenciando pelo “seu trabalho com biocatalisadores” e pelo seu contributo “para uma indústria mais inovadora e sustentável”, como referiu o Primeiro-ministro António Costa, numa nota de congratulação à única portuguesa premiada este ano pela União Europeia.

Mas o percurso de Maria Fátima Lucas está intimamente ligado à FCUP, instituição onde ingressou em 1994 para frequentar a licenciatura em Química (concluída em 2000). Seguiu-se o mestrado na mesma área e o doutoramento, com especialização em Química Computacional, que concluiu em 2007.

Antes de criar a sua própria empresa em 2017, trabalhou como investigadora em Itália e no Reino Unido e passou por instituições científicas de prestígio na Europa, como o Barcelona Super Computer Center.

Sobre o Prémio

O EU Prize for Women Innovators 2020 foi lançado pela primeira vez em 2011 com o objetivo de aumentar a sensibilização para a necessidade de mais empresárias e criar modelos de referência para as mulheres e as raparigas.

As três vencedoras de cada edição recebem um prémio individual de 100 mil euros cada. Um quarto prémio, no valor de 50 000 euros, destina-se a uma Inovadora em Ascensão, com idade até 35 anos. O galardão é financiado ao abrigo do Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da União Europeia (UE).

As vencedoras são selecionadas por um júri de peritos na sequência de um convite aberto à apresentação de candidaturas. Este ano, foram apresentadas mais de 200 candidaturas. A lista de pré-seleção final incluía 21 mulheres.

O anúncio das premiadas de 2020 foi feito por Mariya Gabriel, comissária da Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, no âmbito das Jornadas Europeias da Investigação e Inovação, que este ano decorreram inteiramente ‘online’ nos dias 22, 23 e 24 de setembro.