A artista Maria Trabulo, antiga estudante da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), integra o grupo de seis finalistas da 14.ª edição do Prémio Novos Artistas Fundação EDP, um galardão bienal que tem como objetivo promover a criação artística e distinguir os valores emergentes – com menos de 40 anos – da arte contemporânea portuguesa.

Natural do Porto, Maria Trabulo (1989) licenciou-se em Artes Plásticas pela FBAUP (2008) e tem um mestrado em Arte e Ciência pela Academia de Artes Aplicadas de Viena. É de resto, entre a Invicta e a capital austríaca que vem traçando o seu trajeto artístico, expondo frequentemente em instituições e espaços independentes tanto em Portugal como no estrangeiro.

Com um trabalho fortemente marcado pela interdisciplinaridade, tem vindo a desenvolver projetos em colaboração com profissionais das artes performativas, cénicas, arquitetura, música e curadoria. Presença regular em seminários, publicações e projetos culturais, participou em várias residências artísticas na Áustria, Alemanha, Itália, Grécia, Portugal e Irão.

Em 2018, Maria Trabulo fundou a In Spite of, em 2018, uma iniciativa cultural gerida por artistas na cidade do Porto, com um programa de exposições focado na fixação e valorização de práticas artísticas locais. Antes, entre 2012 e 2015, esteve ligada à fundação e implementação do Expedição, um projeto cultural focado na revitalização da cena artística na cidade do Porto durante a crise financeira.

Vencedora do prémio Novo Banco Revelação 2018, recebeu diversas bolsas e apoios pelo seu trabalho académico e artístico, nomeadamente da Fundação Calouste Gulbenkian, Criatório, DGArtes/Portugal e FBAUP.

Vencedor será revelado em outubro

A edição deste ano do Prémio EDP Novos Artistas contou com mais de 700 candidaturas. Para além de Maria Trabulo, integram ainda o grupo seis finalistas os artistas Adriana Proganó, Andreia Santana, Bruno Zhu, René Tavares e Rita Ferreira.

“Colocou-se o foco numa geração de artistas com menos de 40 anos que se está a afirmar, pela qualidade conceptual e formal, na produção artística nacional e internacional. Ainda que trabalhando a partir de pressupostos formais, materiais e narrativos muito diferentes, a pesquisa dos nomeados testemunha uma reflexão fundamental sobre o nosso lugar e a nossa agência nas sociedades contemporâneas”, explica os curadores da iniciativa, Luís Silva, Luísa Santos e Sara Antónia Matos

O vencedor desta 14.ª edição do  Prémio Novos Artistas Fundação EDP – no valor de 20 mil euros – vai ser anunciado em outubro, no âmbito da exposição coletiva que vai reunir os trabalhos dos seis finalistas no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa.

Sobre o Prémio Novos Artistas Fundação EDP

Instituído pela Fundação EDP em 2000, e com periodicidade bienal, o Prémio Novos Artistas Fundação EDP visa contribuir para a nova criação e promoção dos valores da arte contemporânea, através da revelação de novos valores da criação nacional no domínio das artes plásticas.

Atualmente, “é um dos mais representativos e prestigiados galardões junto da comunidade artística. A sua importância é também medida pelas escolhas feitas pelos vários júris, que permitiram lançar jovens talentos que, ao longo destes anos, consolidaram uma carreira internacional”, refere Miguel Coutinho, diretor geral da Fundação EDP.

Entre os vencedores de anteriores edições incluem-se nomes como os de Joana Vasconcelos, Leonor Antunes, Vasco Araújo, João Maria Gusmão e Pedro Paiva, ou Gabriel Abrantes.

Em 2014, a 10.ª edição do galardão foi atribuída a Ana Santos, antiga estudante da FBAUP.