A dissertação A Ruína, uma Circunstância Programática: Intervenção no Convento de São Francisco do Monte em Viana do Castelo, da autoria de Mariana Madureira Fonseca, e realizada no âmbito do Mestrado Integrado em Arquitetura da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), foi distinguida com uma menção honrosa no âmbito do Prémio Archiprix Portugal 2021.

Na proposta premiada, orientada pelos docentes da FAUP Carla Garrido de Oliveira e João Luís Marques, Mariana Madureira Fonseca “pretende refletir acerca da memória do espaço, procurando desenvolver uma proposta capaz de evocar e potenciar o carácter do convento e, também, explorar os limites de um novo uso, num lugar que não serve mais o seu objetivo inicial mas que, no entanto, se mantém vivo e com uma forte relação com a população”. 

Tendo em conta a complexidade associada às intervenções em edifícios de carácter histórico, o estudo desenvolve-se em torno de duas questões: qual o grau de intervenção na ruína quando pretendemos que esta seja a protagonista, e como construir um programa alargado capaz de reconhecer estas mesmas circunstâncias. 

O trabalho de dissertação procura, ainda, “traduzir as questões de ordem teórica numa prática projetual ao estabelecer, através da forma e do desenho, uma resposta aos vários tempos – presente, passado e futuro – e ainda às várias escalas do território”. 

O Prémio Archiprix 2021 foi atribuído a Ana Raquel Batista Pereira, do ISCTE, com o trabalho ‘Campo como Infraestrutura’, orientado por Patrícia Barbas.

Sobre o Prémio Archiprix Portugal

Instituído em 2012 pela Fundação Archiprix (Roterdão) e pela Fundação Serra Henriques, o Prémio Archiprix Portugal distingue anualmente os melhores trabalhos de fim de curso de mestrado apresentados nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista. O Archiprix é um prémio de temática livre, puramente insitucional e académico que dá visibilidade à diversidade e qualidade académica da mais jovem geração de arquitetos.

O Prémio envolve de forma plural e independente a Ordem dos Arquitectos, a Trienal de Arquitectura de Lisboa, a Casa da Arquitectura, o Docomomo Internacional, as Associações de Urbanistas e Arquitectos Paisagistas Portugueses e o Corpo Docente das Instituições de Ensino de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista portuguesas.

Archiprix Portugal enquadra-se na Rede Internacional Archiprix, constituída pelas iniciativas congéneres Archiprix Holanda, Espanha, Chile, Europa Central (Bósnia Herzegovina, Áustria, Hungria e Croácia), Turquia, Itália e Rússia. Faz também parte da rede Archiprix o prémio de abrangência global – Archiprix Internacional.

Mais informações em www.archiprixportugal.org