A arquiteta Paula Sousa Pinheiro, antiga estudante da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), é a vencedora da edição deste ano do Prémio Arquitetura do Douro, destinado a reconhecer a boas práticas do exercício da arquitetura no Alto Douro Vinhateiro.

Para o Júri do galardão, a obra de Enoturismo na Quinta do Saião, em Vila Nova de Foz Côa, da autoria de Paula Sousa Pinheiro, revelou uma notável postura de “saber estar” no território, de grande valia e excecionalidade, e cumpridora integral do objetivo de promoção e divulgação das boas práticas do exercício da arquitetura nesta região Património Mundial da UNESCO.

O júri considerou ainda que “o projeto compreendeu e respeitou integralmente o contexto preexistente do local, no sentido de fundamentar as suas linhas orientadoras, elevando um assento agrícola obsoleto na sua função original a um estado de excelência no seu novo uso”.

O projeto premiado consistiu na recuperação de um conjunto de edifícios em ruínas da Quinta do Saião – o Lagar de Azeite, a Casa das Ovelhas, a Casa do Forno, a Casa da Eira e a antiga habitação do agricultor -, convertido para enoturismo.

Para Paula Sousa Pinheiro “o projeto centra-se na interpretação do seu modelo originário, explora o seu ciclo construtivo e recria a partir das construções existentes, arquétipos reconhecíveis na arquitetura popular do Alto Douro”. Deste modo, prossegue a arquiteta, “o projeto reage às especificidades das construções existentes e encontra um enquadramento de intervenção híbrida, contida e comprometida com as contingências do lugar”.

O projeto premiado consistiu na recuperação de um conjunto de edifícios em ruínas da Quinta do Saião, em Vila Nova de Foz Côa. (Foto: DR)

Sobre Paula Sousa Pinheiro

Paula Sousa Pinheiro é licenciada pela FAUP (1991), com pós-graduação e Mestrado em Design de Equipamento e Produto (FAUP, 1994) e Diploma de Estudos Avançados do Doutoramento do DARQ /FCTUC, 2013.

Após o estágio em Nápoles no atelier de Francesco Venezia, iniciou o seu percurso profissional em 1991. Entre 1993 e 2013 lecionou Projecto I, III e IV na Universidade Lusíada do Porto.

O seu trabalho tem sido incluído em exposições e eventos nacionais e internacionais. Em 2008, o projecto “2 habitações para turismo rural” foi finalista aos Prémios FAD.

No decurso dos últimos 20 anos, o escritório tem desenhado e construído diferentes tipos de programas, sobretudo intervenções em edifícios e sítios classificados, como a recuperação da Aldeia Histórica de Marialva ou a recentemente concluída reconstrução do assento agrícola da Quinta do Saião para Enoturismo e a Adega no Alto Douro Vinhateiro.

Sobre o Prémio de Arquitetura do Douro

O Prémio Arquitetura do Douro é uma iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, através da Missão Douro, em parceria com a Direção Regional da Cultura do Norte, a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte e a Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte.

Lançado em 2006 e com periodicidade bienal, o galardão destina-se a divulgar e promover a excelência da arquitetura no Alto Douro Vinhateiro Património Mundial e boas práticas no exercício da arquitetura em obras de construção, conservação e reabilitação de edifícios, em contexto patrimonial, bem como intervenções de redesenho urbano no espaço público.

A edição de 2022 enquadrou-se no programa oficial das Comemorações dos 20 Anos do Alto Douro Vinhateiro Património da Humanidade.

Na última edição, o Prémio de Arquitetura do Douro 2019 foi atribuído ao arquiteto Eduardo Souto Moura com a obra da Central Hidroelétrica do Tua.