Licenciada pela FAUP e doutorada pela FPCEUP, Ana Rute Costa é atualmente docente na Norwich University of the Arts (NUA), no Reino Unido. (Foto: DR)

A equipa portuguesa composta pela arquiteta Ana Rute Costa, formada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), e pelo designer Ruben Ferreira Duarte, venceu o Concurso lançado pela UIA – União Internacional dos Arquitectos para a conceção de um Poster para o Dia Mundial da Arquitectura, coincidindo com o 70.º aniversário da fundação da UIA.

Com ilustração de Ana Rute Costa e design de Ruben Ferreira Duarte, o projeto vencedor foi escolhido entre 184 propostas de 62 países. Em comunicado, o júri do concurso – constituído por Michael Bierut (EUA), Trix Barmettler (Suiça) e Sulki & Min (Coreia do Sul) – considerou que a proposta portuguesa transmite uma “mensagem simples mas poderosa” de que o “Mundo é a nossa casa, fazemos as nossas casas no Mundo e a arquitetura é o meio através do qual habitamos a Terra”.

O Júri considerou que a proposta portuguesa transmite uma “mensagem simples mas poderosa” de que o “Mundo é a nossa casa”.

Devido à elevada qualidade das propostas para posters submetidas a concurso, o júri decidiu atribuir um segundo lugar à proposta de Mattia Salvà, o terceiro Prémio a Davide Folador e uma Menção Honrosa à proposta apresentada por Reena L..

O Dia Mundial da Arquitectura celebra-se todos os anos na primeira segunda-feira do mês de outubro coincidindo com o Dia Mundial do Habitat das Nações Unidas. Em 2018, o Dia é assinalado a 1 de outubro e é este ano dedicado ao tema ‘Architecture… for a better world!’.

Mais informações em www.uia-architectes.org.

Sobre Ana Rute Costa

Formada em Arquitetura pela FAUP (2005), Ana Rute Costa possui ainda um doutoramento em Ciências da Educação (2015) pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto (FPCEUP) e uma Pós-Graduação em Higher Education Art, Design, Architecture & Media (2017) pela Norwich University of the Arts (NUA), do Reino Unido.

A nível profissional concilia a experiência enquanto arquiteta, investigadora e professora. Como arquiteta, projetou e colaborou em vários projetos de habitação, edifícios públicos e planos urbanísticos. Atualmente é docente na Norwich University of the Arts (NUA) onde coordena o 1.º ano de arquitetura e é responsável pelo recrutamento e relações externas. Apaixonada pelo desenho e pela ilustração,  adora traduzir textos, conceitos, ideias e sentimentos em desenhos. Um dos seus trabalhos mais relevantes em ilustração foi o livro Visível ao coração, editado em 2013.