Altamiro da Costa Pereira foi reeleito para o cargo de diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) para o quadriénio 2022-2026. Com ele serão reconduzidos para o próximo mandato, durante o qual serão celebrados os 200 anos da instituição, os demais membros do Conselho Executivo Francisco Cruz, Guilhermina Rêgo, Armando Cardoso e Hélio Alves.

O candidato único à direção da FMUP apresentou oficialmente a sua candidatura perante os membros do Conselho de Representantes, presidido por João Bernardes, e perante membros dos órgãos de gestão, professores, investigadores, estudantes e demais elementos da comunidade académica da FMUP que assistiram à audição pública, que decorreu na Aula Magna, no dia 12 de outubro. Na plateia encontrava-se também João Goulão, como personalidade cooptada do Conselho de Representantes.

Subordinada ao tema “Consolidar o Presente e Construir o Futuro”, a apresentação do diretor da FMUP partiu da sua formação, experiência e contributos a nível científico, na renovação e extensão do ensino e na gestão académica, prosseguindo para um balanço “francamente muito positivo”, comparando 2018 e 2021, em áreas como o ensino, a investigação, a ligação à sociedade, os recursos humanos e os recursos financeiros.

“Este é o meu segundo mandato e há sempre uma certa nostalgia quando sabemos que é a última vez. Mas não queria que isto fosse uma consagração, mas antes uma confrontação de ideias”, afirmou.

A audição pública do candidato único ao cargo de diretor da FMUP decorreu a 12 de outubro, na Aula Magna da Faculdade de Medicina. (Foto: FMUP)

Quanto ao futuro, Altamiro da Costa Pereira traçou as linhas das políticas que tem em vista, que incluem a implementação da futura Licenciatura em Saúde Digital e Medicina de Translação, a criação de clínicas universitárias, o reforço da Simulação Clínica e a instalação do Museu de Medicina Luís de Pina.

Na segunda parte da reunião, estiveram em discussão, entre outros temas, a articulação com os Centros Pluridisciplinares, a concretização do CAC-Porto e os projetos de construção dos cinco novos edifícios.

Após a audição pública, o Conselho de Representantes elegeu Altamiro da Costa Pereira com 14 votos favoráveis em 15 votos possíveis. O recém-eleito diretor irá agora, juntamente com os membros do Conselho Executivo que o acompanham, iniciar o seu segundo mandato, que se prolongará até 2026. A data da tomada de posse será divulgada muito em breve.