Personalidades externas do Conselho Geral (à frente, da esq. para a dir.: Frei Bento Domingues, Paul Symington, Alfredo José de Sousa, Maria João Vasconcelos e José Pacheco Pereira) assumiram funções no passado dia 26 de julho.

Estão escolhidas as seis personalidades da sociedade civil que vão integrar o Conselho Geral da U.Porto eleito no passado mês de junho, assim como os seus novos presidente e vice-presidente. Alfredo José de Sousa passa a dirigir o Conselho Geral da U.Porto, sucedendo assim ao chairman da BIAL, Luís Portela. Nas suas novas funções, o Juiz-Conselheiro e antigo Provedor de Justiça, entre 2009 e 2013, é coadjuvado por Paul Symington, CEO do maior grupo produtor mundial de vinho do Porto.

Para além de Alfredo José de Sousa e Paul Symington, a lista de membros externos cooptados para integrar este órgão completa-se com mais quatro nomes: o político e historiador José Pacheco Pereira, a Conselheira para a União Europeia e ex-Ministra para a Qualificação e Emprego Maria João Rodrigues, Frei Bento Domingues e Maria João Vasconcelos, historiadora e Diretora do Museu Nacional Soares dos Reis.

Cooptadas pelos 17 membros do Conselho Geral eleitos no passado dia 6 de junho, estas personalidades têm em comum os seus percursos de excelência em ramos tão diversos da sociedade e a sua intervenção na vida pública do país.

Recorde-se que o Conselho Geral é um dos órgãos de governo da U.Porto, sendo constituído por 23 membros: 12 representantes de docentes e investigadores, quatro dos estudantes e um do pessoal não docente da Universidade. A estes, juntam-se agora estas seis personalidades externas.

Entre as competências do Conselho Geral estão, por exemplo, a eleição do reitor da Universidade, bem como a aprovação – sob proposta do Reitor – das linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.