Os vírus são, ou não seres vivos? E nós, seremos apenas um conjunto de átomos e moléculas? Os números existem ou são apenas imaginários? Podemos esticar ainda mais a corda e perguntar: O nada existe? E Deus? Mais do que provocações, estes são desafios que os docentes da Universidade do Porto Manuel João Monte e Sofia Miguens lançam em Que Coisa é o Mundo (O Estado Dogmático), título de uma das mais recentes publicações da U.Porto Press.

Correção: na realidade, são dúvidas que o Presidente de um hipotético país quer ver respondidas pela Comissão de Ensino e Cultura do Senado (CEC). No próximo dia 25 de outubro, caberá a Alexandre Quintanilha lançar perguntas e, talvez, dar algumas respostas, durante a apresentação da obra. O encontro acontece às 16h00, no Auditório da Casa Comum, ao edifício da Reitoria da U.Porto.

Imagine um Presidente, ou Mister, como gosta de ser tratado, que acha que o povo está cansado de dúvidas e hesitações e anseia por políticas dogmáticas que, efetivamente, conduzam ao progresso do país. Farto da dúvida sistemática, o Mister quer ver certezas vertidas em lei.

A Comissão que debate estas questões é presidida por um político experiente, Lúcio Séneca, e integra um filósofo (Tomé Duvidoso), uma cientista (Eugénia Cosmos), uma socióloga (Sensata da Mata), uma poeta-pintora (Arcádia D’Arc) e um sacerdote (Domingos de Deus).

Embora os membros da Comissão não concordem com o objetivo do Mister, estão disponíveis para explorar o tema, com abordagens científico-filosóficas. Em cima da mesa vão estar ainda outras reflexões como: O que é a arte? O que é a vida? Seremos (nós, humanos) uma praga ambiental? As máquinas inteligentes poderão vir a exterminar a vida no planeta? Podem as respostas ser transformadas em lei? Por falar em mistérios, há ainda uma secretária com nome de escritora, Virgínia Lobo, que se vai revelar fundamental para a conclusão da narrativa.

Estas e outras histórias vão fazer ouvir-se na apresentação do novo título do catálogo da U.Porto Press. A liderar a sessão estará então Alexandre Quintanilha, físico, cientista, professor catedrático jubilado do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, fundador e ex-diretor do Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto e atual deputado na Assembleia da República.

Capa de “Que Coisa é o Mundo (O Estado Dogmático)”. (Foto: DR)

Os autores

Manuel João Monte é professor associado do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da U.do Porto (FCUP), onde leciona desde 1980. Jubilado em agosto de 2019, é atualmente professor convidado e coordena o grupo de investigação em Termodinâmica Molecular e Supramolecular do Centro de Investigação em Química da U.Porto, tendo publicado mais de 100 artigos científicos com avaliação por pares.

Traduziu as peças de “Ciência-no-Teatro” Oxigénio (2005), de Carl Djerassi e Roald Hoffmann, e Falácia (2011), de Carl Djerassi, publicadas pela Editora da Universidade do Porto. É também o autor da peça de teatro O Bairro da Tabela Periódica (U.Porto Press, 2019) tendo sido galardoado, em 2021, com o prémio José Mariano Gago da SPA. Em 2020 escreveu a peça Arsenicum, também publicada pela U.Porto Press.

Sofia Miguens é professora catedrática do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da U. Porto (FLUP) e diretora do Instituto de Filosofia da mesma universidade. É autora de sete livros, o último dos quais Uma leitura da filosofia contemporânea – figuras e movimentos (2019).

Autora de mais de uma centena artigos em inglês, francês e português, coordenou mais de duas dezenas de volumes coletivos em português e inglês, o último dos quais intitulado The Logical Alien, editado em 2020. pela Harvard University Press.