Natural de Leiria, Afonso Silva admite que “a boa imagem associada à Universidade do Porto” e o seu “prestígio evidente” foram as principais fontes de motivação que o levaram a juntar-se à “Escola do Porto” no ano letivo 2021/2022.

Em relação ao ano de estreia na Universidade, Afonso Silva de 20 anos afirma que “toda a cooperação e entreajuda existentes” na Faculdade de Arquitetura (FAUP) possibilitaram que se tornasse “um ano memorável”. Quanto aos planos para o futuro, o futuro arquiteto não faz previsões, mas mantém-se “aberto a qualquer novo desafio e experiência que possa vir a ter”. 

Com uma média de 17 valores no 1.º ano do Mestrado Integrado em Arquitetura da FAUP, Afonso Silva foi um dos 20 estudantes distinguidos com o Prémio Incentivo 2023. Uma distinção que encara como algo “extremamente satisfatório” e um “reconhecimento” do seu “trabalho e empenho ao longo do primeiro ano ano”.

– De que mais gostaste no primeiro ano de Universidade?

Do bom ambiente existente no espaço da faculdade. Toda a cooperação e entreajuda existente, não só entre os alunos do meu ano, como dos restantes estudantes veio possibilitar que o primeiro ano da faculdade se tornasse um ano memorável.

– O que gostavas de ver melhorado na Universidade?

A valorização da saúde mental dos alunos, muitas vezes desvalorizada por parte dos professores. A maior disponibilidade da faculdade para ouvir as críticas da comunidade estudantil. Por fim, a revisão das técnicas e U.C. lecionadas, assim como a renovação de parte do corpo docente por professores que melhor se identificam com a realidade atual, como meio de a U. Porto se manter a referência do ensino em Portugal. 

– Qual a importância do Prémio Incentivo para ti? 

Vejo o prémio como representativo do reconhecimento do meu trabalho e empenho ao longo do 1.º ano, o que é extremamente satisfatório. No entanto, este prémio também é mérito dos amigos e professores que me ajudaram e motivaram. Para além disso, o apoio monetário permite não só a realização de futuros projetos que enriquecerão a minha formação académica, como serve de auxílio para suportar o elevado custo de estudar no Porto. 

– Como vês o teu futuro daqui a 10 anos? 

Não sou fã de fazer previsões sobre o meu futuro. Dado isto, mantenho-me aberto a qualquer novo desafio e experiência que possa vir a ter. 

– Se tivesses de descrever a tua experiência na U.Porto numa palavra, qual seria?

Crescimento.