A cidade de Leiria recebeu, de 23 a 27 de maio, a segunda semana das Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários 2022, competição que contou com a participação de oito equipas de estudantes atletas da Universidade de Porto

O destaque vai para as competições de Voleibol masculino e feminino, com duas equipas da U.Porto a chegarem às grandes decisões do CNU.

No Voleibol masculino, já se adivinhava pelo menos uma medalha para os estudantes da U.Porto, pois a AEFADEUP e a AEFEP defrontaram-se na meia-final da modalidade. Um desafio que acabaria por pender para o lado dos estudantes de Economia e Gestão, que garantiram assim a segunda final nestes CNU’s concentrados, depois da prata no futebol masculino.

No jogo decisivo, a AEFEP impôs-se à AAUMinho por 3-2, alcançando assim o título de campeões nacionais universitários de Voleibol masculino.

Já a AEFADEUP, saiu derrotada do jogo de atribuição do 3.º e 4.º lugar frente à AAUAveiro, terminando a sua participação no CNU de Voleibol masculino em quarto lugar.

No Voleibol feminino, a final pôs novamente frente a frente os estudantes  a U.Porto e da U.Minho. Neste caso, a vitória sorriu às minhotas, que triunfaram por 2-0 perante a Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (AEICBAS), que se sagrou assim vice-campeã nacional universitária.

A AEICBAS sagrou-se vice-campeã nacional universitária de Voleibol feminina. (Fotografia: FADU)

Nesta segunda semana dos CNU’s concentrados 2022, participaram ainda as equipas de Andebol masculino da AEFEP (8.º lugar), Basquetebol masculino da AEFEUP (6.º lugar), Futsal masculino da AEFADEUP (6.º lugar) e AEFEP (7.º lugar), e Voleibol feminino da AEFEP (5.º lugar).

Esta semana há mais representações nacionais, com as equipas da U.Porto a disputarem os CNU’s de Futebol 7 feminino (31 maio), Basquetebol 3×3 (2,3 junho), Triatlo (4 junho).

De 6 a 10 de junho, disputam-se os CNU’s concentrados individuais em Lisboa, que também contam com a participação das equipas da U.Porto de Badminton, Ténis de Mesa, Xadrez e Ténis.