Adriana Calcanhotto estará na FLUP, no dia 3 de maio, para falar sobre a sua relação com a poesia portuguesa. (Foto: DR)

A conhecida cantora e compositora brasileira Adriana Calcanhotto realiza, no próximo dia 3 de maio, quarta-feira, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), o seminário “Uma Incerta Melodia”. Numa conversa moderada pelo Professor Doutor Osvaldo Silvestre, Professor da Universidade de Coimbra, Adriana Calcanhotto falará sobre a relação e interpretação que faz da poesia portuguesa. O seminário é aberto ao público e realiza-se no Auditório Nobre da FLUP, às 15h30.

No percurso de Adriana Calcanhoto, há muito que a música se cruza com a poesia. Desde o primeiro álbum, lançado em 1990, a artista brasileira tem refletido vários géneros da música popular brasileira, assim como a própria poesia modernista de Portugal e do Brasil. Na sua obra, inspira-se quer em Caetano Veloso, quer nos poemas de Mário Sá-Carneiro e na arte de Hélio Oiticica.

Desde 2004, Adriana tem sido também Adriana Partimpim, um bem sucedido projeto musical para crianças que tem já três discos editados, um deles premiado com um Emmy Latino. A par da música, Adriana Calcanhotto é escritora, ilustradora e antologista, tendo lançado livros para crianças, com poemas de poetas brasileiros. Até junho deste ano, encontra-se a viver em Portugal, sendo professora convidada na Universidade de Coimbra.

A organização do seminário “Uma Incerta Melodia” conta com o apoio do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (ILCML) e do Centro de Investigação Transdisciplicar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM).