“O Meu Brasil” é o mote para uma conversa-concerto protagonizado pela cantora e compositora brasileira Adriana Calcanhotto e pelo professor da Faculdade de Arquitetura (FAUP) Álvaro Domingues, que vai decorrer no próximo às 18h00 do dia 1 de maio, no Auditório Casa Comum da Reitoria da U.Porto.

Nesta comunhão transatlântica de música e palavras, Álvaro Domingues vai também mostrar fotografia “e outros modos de olhar e sentir a geografia brasileira”. Recorde-se que, ao longo da sua carreira de duas décadas, Adriana Calcanhotto já musicou a poesia de escritores portugueses como Mário de Sá-Carneiro e Alexandre O’Neill.

Adriana Calcanhotto esteve recentemente na FAUP, a 5 de abril, numa Aula Aberta apresentada por Nuno Grande, integrada no Programa de Doutoramento em Arquitetura. Em abril do ano passado, passou pelo Coliseu do Porto para apresentar o seu mais recente disco “A Mulher do Pau-Brasil”.

A entrada é livre.

Sobre Adriana Calcanhotto

Adriana Calcanhotto é uma cantora e compositora nascida em Porto Alegre, no Brasil. Lançou o seu primeiro disco, “Enguiço”, em 1990, mas foi com “Público” (2000) e “Perfil” (2001) que atingiu os seus maiores sucessos de vendas. Em 2004, sob o pseudónimo Adriana Partimpim, gravou um disco dedicado às crianças que lhe granjeou um “Grammy Latino” na categoria “Melhor Álbum Infantil”, prémio que voltou a conquistar na categoria “Melhor Canção em Língua Portuguesa” pelo seu tema “Tua”, interpretado com Maria Bethânia. Em 2015 foi nomeada Embaixadora da Língua Portuguesa da Universidade de Coimbra.

Sobre Álvaro Domingues

Natural de Melgaço, Álvaro Domingues é geógrafo, doutorado em Geografia Humana pela Faculdade de Letras (FLUP) e professor na Faculdade de Arquitetura (FAUP), onde também é membro do Conselho Científico e investigador no Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo (CEAU). É autor dos livros “A Rua da Estrada”, “Vida no Campo” e o mais recente “Volta a Portugal”, considerado um dos melhores de 2017 pelo Público e pelo Observador. Assina uma crónica semanal no Público.